UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Fêmea de tubarão "ambulante" dá à luz sem macho em zoológico nos EUA

09/11/2023

Um zoológico localizado em Illinois, nos Estados Unidos, presenciou em agosto um evento inédito: o nascimento de um filhote de tubarão-epaulette (Hemiscyillum ocellatum) por meio de partenogênese. A espécie também é conhecida como “tubarão ambulante”, por percorrer o fundo do mar com suas barbatanas.
Nesses casos, a reprodução é assexuada, ou seja, o embrião se desenvolve a partir de um óvulo não fertilizado. Desde quando chegou ao Brookfield Zoo, em 2019, a tubarão-epaulette fêmea nunca foi alojada com um macho de sua espécie. Na época, ela tinha apenas 3 anos — a espécie atinge a maturidade sexual por volta dos 7 anos de idade.
Em 2022, quando o animal tinha 6 anos, os cuidadores do zoológico perceberam que ela começara a botar de dois a quatro ovos inférteis por mês. Ou era o que eles achavam, uma vez que após cinco meses de incubação, no último dia 23 de agosto, um filhote eclodiu de seu ovo e, desde então, tem sido monitorado pela equipe nos bastidores.
Com dois meses de vida, o filhote tem de 12 a 15 centímetros — mas a espécie pode passar de 90 centímetros. "Temos o prazer de informar que nosso filhote de epaulette tem se alimentado bem com sua dieta de capelim finamente picado, tentáculos de lula picados e outros frutos do mar finamente picados", comenta, em nota do zoológico, Mike Masellis, especialista em cuidados com animais do Brookfield Zoo. "Estamos ansiosos para que os visitantes possam ver o filhote."
A espécie é conhecida por ser predominantemente noturna e habitar águas quentes e rasas, indo da Nova Guiné até a costa norte da Austrália. Outra característica é que o animal é capaz de tolerar ambientes com oxigênio extremamente baixo e tem pontos oculares falsos atrás da cabeça.
O tubarão-epaulette é capaz de tolerar ambientes com oxigênio extremamente baixo e é conhecido por "caminhar" curtas distâncias no fundo do mar — e até mesmo em terra firme — usando suas barbatanas peitorais musculosas.

Fonte: Revista Galileu

Novidades

Por que países vizinhos sofrem tanto com grandes terremotos, mas Brasil é poupado?

30/06/2026

O terremoto que atingiu a Venezuela na quarta-feira (24) e matou mais de 180 pessoas foi registrado ...

Fifa ignorou sindicato de jogadores e painel de cientistas ao criar pausa obrigatória na Copa

30/06/2026

Em agosto do ano passado, o Fifpro (sindicato internacional de jogadores) apresentou resultados de u...

Tensão nas falhas de San Andreas e San Jacinto está no maior nível em mil anos, diz estudo

30/06/2026

A tensão acumulada ao longo das falhas de San Andreas e San Jacinto, no sul da Califórnia, atingiu —...

Recorde de calor na Alemanha faz estradas ´estourarem´

30/06/2026

A atual onda de calor extremo que deixou a Alemanha prostrada, com termômetros registrando um record...