UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Criação de abelhas em usina solar gera preservação e renda

16/04/2024

A energia solar no Brasil cresceu 52,4% em janeiro, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). As altas temperaturas, precipitações reduzidas e ausência de nebulosidade no início deste ano impulsionaram o aumento. Apesar da maior parte das fazendas solares estar concentrada no Nordeste, pela maior radiação solar, é Minas Gerais que figura como o maior produtor: são quase 100 usinas e capacidade instalada de mais de 3,8 mil megawatts. O estado também se destaca por, continuamente, ser palco de novidades no setor solar. É o caso de um projeto que une criação de abelhas com produção de energia solar em São Gonçalo do Sapucaí, uma pequena cidade de 25 mil habitantes em Minas Gerais.
A iniciativa, batizada de “Abelhas: um ambiente amigável”, possibilita a preservação das abelhas – cujas populações estão em declínio – maior polinização da agricultura local, além de geração de renda para apicultores locais. O projeto está sendo implementado na Unidade Fotovoltaica Paulo Valias pelas empresas AXS Energia e a Integrapis.
“Queremos que nossas usinas sejam amigáveis à polinização. Estamos criando ambientes com espécies nativas e flores silvestres para replicar da melhor forma possível os habitats das abelhas”, afirma Alysson Paolinelli, diretor de operação da AXS Energia. “Vamos promover a biodiversidade que impactará diretamente na produção agrícola e florestal nessas regiões, além de fomentar a importância do desenvolvimento sustentável e da energia fotovoltaica”, completa.
O projeto ainda vai capacitar os apicultores para atuarem como profissionais de referência na comunidade. O grupo escolhido recebeu treinamento sobre o manejo adequado das abelhas, especialmente aquelas que estão em locais inadequados, como postes de luz, caixas de água e telhados.
Alguns cuidados foram tomados para que a usina não cause dano às abelhas enquanto gera energia solar. “Utilizamos painéis solares com menor brilho para reduzir a poluição luminosa e o prejuízo às abelhas, além de revestimento antirreflexo para evitar colisão de animais com a estrutura. Tudo isso, para gerar uma economia circular em que haja a preservação do meio ambiente, produção de energia limpa para a sociedade e maior renda para a comunidade local”, prossegue Paolinelli.
Foram instaladas 50 colmeias na Unidade Fotovoltaica Paulo Valias e a previsão é que 50 quilos de mel sejam produzidos por mês. A primeira leva será colhida em outubro.
A AXS Energia tem a previsão de ampliar o projeto para mais duas usinas da empresa em Minas Gerais, nas cidades de Três Pontas e Três Corações.
Além de produzir energia renovável, as usinas solares podem contribuir para a proteção de espécies polinizadoras. Um estudo no Reino Unido aponta que, com vegetação adequada, as usinas podem ser um bom habitat para abelhas, que são fundamentais para o equilíbrio ecológico e para a nossa segurança alimentar.
Com a quantidade de terras agrícolas espalhadas pelo Brasil, é gigantesco o potencial de recriar habitats seguros para os polinizadores enquanto gera energia renovável.
Espécie vital para o planeta, a abelha é uma das principais responsáveis pela polinização dos alimentos no mundo. Um estudo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos apontou que 70% de todas as culturas agrícolas são polinizadas diretamente por essa espécie e que 10% do PIB agrícola mundial, cerca de US$ 200 bilhões, está diretamente ligado a esse trabalho.
Dados da Confederação Brasileira de Apicultura apontam que as abelhas são responsáveis por 80% da polinização dos vegetais e promovem até 30% de aumento na produtividade agrícola. Esse crescimento é registrado principalmente em cultivos frutíferos como a laranja, limão, tangerina e maçã. Na produção de café, a polinização permite maior qualidade e uniformidade desse grão.
Quase 20% da matriz elétrica de Minas Gerais é composta por energia solar. Minas lidera o ranking de geração solar distribuída e foi o primeiro estado da América Latina a aderir à campanha Race to Zero – iniciativa global que visa neutralizar as emissões líquidas de gases de efeito estufa no planeta até 2050, sendo a energia limpa e renovável uma grande aliada.
Entre as várias iniciativas de destaque no setor solar, o CicloVivo já noticiou a operação do primeiro sistema de armazenamento de energia solar em larga escala; o projeto de sistema agrivoltaico, que combina geração de energia solar com o cultivo de alimentos em áreas rurais e o serviço de energia solar por assinatura.
O estado é reconhecidamente um dos que mais investem em energia solar. Além de ter altos índices de incidência solar em grande parte do ano, o governo de Minas Gerais foi pioneiro em conceder isenção do ICMS para projetos de energia fotovoltaica. Em 2022, os benefícios para o setor de energia solar fotovoltaica foram renovados por mais dez anos, passando assim a ter vigência até 2032.
Um levantamento feito recentemente pela Aneel aponta que cerca de 32,71% de toda a geração solar centralizada em operação do Brasil está concentrada no estado. A geração de energia centralizada ocorre quando grandes usinas solares são construídas em locais estratégicos para captar a luz do sol.
“Temos observado um grande esforço, inclusive, das empresas que já estão instaladas aqui em Minas justamente em mais investimentos em transição energética, seja indústrias da siderurgia ou indústrias do agro, e existem várias possibilidades de investimento em geração de energia de matrizes limpas no estado. A própria Cemig está fazendo um plano de investimento robusto para ampliar a distribuição de energia com mais qualidade no campo”, ressalta o subsecretário de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas, Frederico Amaral e Silva.

Fonte: CicloVivo

Novidades

Com a chegada do inverno, jacarés mudam comportamento no Parque Chico Mendes

25/06/2026

A mudança das estações provoca transformações não apenas na paisagem, mas também no comportamento da...

Expedição encontra traços de cocaína, cafeína e agrotóxicos na nascente do Tietê

25/06/2026

Uma expedição pelo rio Tietê encontrou traços de agrotóxicos, cocaína e cafeína já nos arredores da ...

Elefanta Baby é transferida para santuário em MT após ordem da Justiça

25/06/2026

A elefanta asiática Baby chegou no último sábado (20) ao Santuário de Elefantes Brasil, em Chapada d...

O voo da virada: como o canário símbolo da Seleção superou a extinção

25/06/2026

Durante a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira volta a ser chamada de “Seleção Canarinho” por torcedo...

Copa de 2026 pode ser a mais poluente da história, com 7,8 milhões de toneladas de CO₂

25/06/2026

Uma coisa que quase ninguém está falando é sobre o impacto desta Copa do Mundo para o meio ambiente....

Guterres propõe 7 passos para enfrentar as “duas crises” globais

25/06/2026

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lançou um forte apelo à ação climática duran...