UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Ministério Público apura danos ambientais em obras em praia perto de Jericoacoara

25/04/2024

O Ministério Público do Ceará tem 18 investigações em andamento sobre possíveis crimes ambientais e irregularidades em licenciamentos envolvendo pousadas, loteamentos habitacionais e barracas de praia na região da praia do Preá, que fica próxima a Jericoacoara, no litoral do estado, a 235 km de Fortaleza.
A região é uma das mais visitadas por turistas no Nordeste, por suas praias paradisíacas aptas a esportes como o kitesurf.
Em geral, as apurações miram possíveis construções irregulares, pedidos de organizações em defesa do meio ambiente para fiscalização e processos administrativos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente, além de operações policiais contra infrações ao meio ambiente, conforme levantamento da Folha.
A maioria dos casos se refere a construções possivelmente irregulares do setor de hotelaria. As investigações estão concentradas na Promotoria de Cruz, município onde fica a praia do Preá, a 11 km de Jijoca de Jericoacoara.
"A degradação ambiental na região é preocupante e recorrente, o que justifica a quantidade de procedimentos em andamento", diz o Ministério Público do Ceará, em nota.
"Caso seja comprovado, ao longo da investigação, que a instalação de algum empreendimento vai gerar impacto ambiental apenas local, o município é responsável pela análise da concessão de licença ambiental para as obras. Contudo, vale salientar que a estrutura municipal deve ser funcional e adequada para analisar os licenciamentos", afirma também o órgão.
Um dos inquéritos tem como foco supostas irregularidades cometidas pela pousada Rancho do Peixe. O Ministério Público averigua se o empreendimento possui bangalôs construídos e em funcionamento em dunas fixas.
Segundo denúncia feita ao MP-CE, a pousada foi autuada, em 2019 e 2021, por irregularidades pela Superintendência de Meio Ambiente do Ceará. No final de março, a Promotoria determinou a abertura de inquérito civil sobre o caso.
Em nota à Folha, a Rancho do Peixe diz que "o empreendimento possui todas as licenças e autorizações necessárias" para funcionamento. A administração também afirma que a Semace (Superintendência Estadual de Meio Ambiente do Ceará) arquivou o procedimento. "Nenhuma conduta apurada era potencialmente poluidora."
O inquérito continua em tramitação no MP-CE, que pediu no domingo (21) novas informações à Secretaria Municipal de Cruz sobre o processo de licenciamento da empresa.
Uma outra investigação apura se a empresa Preá Loteamento e Pousada funciona sem licença ambiental. Em resposta à Promotoria, a Semace disse que a licença ambiental mais recente expirou em 27 de maio de 2021 e que não havia requerimento de renovação até o dia do ofício, em outubro de 2023.
Na ocasião, a superintendência ambiental do estado pediu mais 180 dias para realizar fiscalizações na área, alegando sobrecarga operacional. Em 31 de outubro, a Semace foi ao local e atestou que há licenciamento. O Grupo Rancho do Peixe, por sua vez, diz acreditar no "provável arquivamento" do inquérito após a diligência da Semace.

Conclua a leitura clicando na Folha de S. Paulo

Novidades

Marcel Gomes, jornalista brasileiro, ganha “Nobel Verde” 2024

02/05/2024

O jornalista brasileiro Marcel Gomes, secretário-executivo da Repórter Brasil, será laureado com o P...

Xadrez nuclear: Futuro de Angra 3 pode influenciar liderança do Brasil no combate às mudanças climáticas

02/05/2024

Após quatro décadas de idas e vindas, o futuro da usina nuclear de Angra 3, no litoral fluminense, v...

São José dos Campos começa a gerar energia a partir do lixo

02/05/2024

Desde 2008, a empresa Urbam (Urbanizadora Municipal) opera uma central em São José dos Campos para t...

Com mais de 17 mil focos, Brasil registra recorde de queimadas em 2024

02/05/2024

A um dia de terminar o mês de abril, o Brasil ultrapassou a marca de 17 mil focos de incêndio e supe...

Os quilombolas que estão desafiando mineradora britânica acusada de soterrar rio na Chapada Diamantina

02/05/2024

Uma cratera cinza em um mar de montanhas verdes. Esse é um cenário de Piatã, cidade da Chapada Diam...

Conservação ambiental e tecnologia são estratégias de comunidades indígenas empreendedoras

02/05/2024

Quem adquire um produto artesanal da marca Menire, como uma bolsa, pulseira ou brinco, produzido pel...