UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Baleia fica presa em rede de pescadores na praia de Ponta Negra, em Maricá

18/06/2024

Banhistas da praia de Ponta Negra, em Maricá, presenciaram uma cena diferente na tarde deste sábado. Uma baleia que nadava pela área desde a parte da manhã ficou presa na rede de um barco pesqueiro. Segundo moradores, uma embarcação da Marinha do Brasil atuava na região poucos antes do ocorrido.
Rose Souza, de 41 anos, conta que chegou na Praia de Ponta Negra por volta de 12h30 e que a baleia já havia sido avistada pelos banhistas antes de ficar presa na rede e momentos depois da embarcação da Marinha deixar o local.
— Logo que a Marinha saiu, se aproximou esse barco pesqueiro. A gente observou que ele começou a jogar uma rede formando um círculo ao redor da baleia, e aí ele foi fechando esse círculo —, diz ela. Rose ainda relata que as pessoas na praia ficaram indignadas com a ação e salva-vidas remaram até o barco para intervir.
— A gente viu que teve uma movimentação dos bombeiros que foram lá falar com o pessoal dos barcos. Eles começaram a puxar a rede e a baleia por um bom tempo ficou no centro da rede. Os bombeiros ficaram lá perto do barco o tempo todo — explica Rose.
Em seguida, o barco da Marinha voltou ao local, mas a rede já tinha sido suspensa pelos tripulantes do pesqueiro. Testemunhas afirmam terem visto os homens serem detidos.
— Eu não sei se eles tentaram pegar a baleia ou se eles queriam pegar os cardumes que costumam ficar em volta da baleia —, disse.
A Prefeitura de Maricá diz que não atuou na ocorrência e que toda a ação foi registrada pela Capitania dos Portos.
Procurada, a Marinha respondeu, em nota, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) tomou conhecimento da ocorrência ainda na tarde de sábado e uma equipe de inspeção naval, "que realizava atividades de fiscalização do tráfego aquaviário nas proximidades, deslocou-se para o local da ocorrência e, com apoio de militares do Corpo de Bombeiros que atuavam na praia, coordenou a ação de salvamento da baleia, que foi libertada sem sinais de ferimentos".
Ainda segundo o comunicado, a "equipe da CPRJ inspecionou a embarcação pesqueira, não sendo constatadas infrações relacionadas às Normas da Autoridade Marítima". Os órgãos ambientais competentes foram acionados pela capitania sobre o caso. A Marinha destaca que a população pode entrar em contato pelos seguintes telefones: 185 (emergências marítimas e fluviais, além de pedidos de auxílio), (21) 2104-5480 e (21) 97299-8300 (contato direto com a CPRJ para outros assuntos, inclusive denúncias).

Fonte: O Globo

Novidades

Caribe em Ipanema: descoberta de bancos de algas calcárias cor-de-rosa surpreende pesquisadores; veja

29/09/2026

Ipanema guarda uma prova de que o fundo dos oceanos é menos conhecido do que a superfície da Lua. Pe...

Eleições 2026: o clima entrou nos planos, mas não nas campanhas

29/09/2026

No dia 4 de outubro, mais de 158 milhões de brasileiras e brasileiros estarão aptos a escolher presi...

Caçadores de tempestades registram ´supercélula´ em Alegrete durante período de temporais no RS; VÍDEO

29/09/2026

Um grupo de caçadores de tempestades registrou uma supercélula na região de Alegrete, na Fronteira O...

Sob El Niño, primavera deve ter calor, seca e tempestades severas

29/09/2026

A primavera de 2026 chegou ao Hemisfério Sul na última terça-feira (22), às 21h05, com previsão de a...

VÍDEO: terremoto desperta vulcão ´adormecido´ há mais de 500 anos, mostra satélite da Nasa

29/09/2026

Um vídeo montado com imagens de satélite mostra, quadro a quadro, a lava tomando conta da cratera de...

Semana do Clima: é hora de encarar a necessidade de mudanças

29/09/2026

Os primeiros dias da Semana do Clima em Nova York deixaram uma impressão muito clara: já não basta c...