UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
A reação na Grécia após incêndio florestal provocado por fogos de artifício lançados de iate

25/06/2024

Treze pessoas foram presas após um incêndio florestal na ilha grega de Hydra, que as autoridades alegam ter sido provocado por fogos de artifício lançados de um super iate.
O incêndio, na sexta-feira (21/6), queimou 300 acres da única floresta de pinheiros na ilha turística, que fica ao sul de Atenas, segundo o ministro grego da Crise Climática, Vassilis Kikilias. O fogo foi controlado, mas com dificuldade.
Como não há estradas para a praia, os bombeiros tiveram que acessá-la por mar, enquanto os helicópteros lançavam água do ar.
A imprensa grega informou que todos os presos são tripulantes do super iate Persephoni. Ele está disponível para aluguel de verão a partir de 249 mil euros por semana (mais de R$ 1,4 milhão), de acordo com vários revendedores de iates de luxo online.
O Ministério Público do país pediu o confisco do navio, segundo o ministro Kikilias.
Vários meios de comunicação locais relataram, citando documentos judiciais, que os visitantes do iate eram 17 cidadãos do Cazaquistão que já deixaram a Grécia, mas a BBC não conseguiu verificar essa informação de forma independente.
Na manhã de domingo (23/6), a tripulação foi filmada entrando no Ministério Público de Pireu, vestindo uniformes de trabalho e cobrindo o rosto com óculos escuros, máscaras e chapéus.
Há uma diferença entre as informações da guarda costeira da Grécia e do corpo de bombeiros. A mídia local relata que, embora os bombeiros se baseiem na declaração de um capitão de um navio próximo – que supostamente viu foguetes ou fogos de artifício sendo lançados de Persephoni–, a guarda costeira afirma que não há evidências disso.
A suposta causa do incêndio provocou indignação na Grécia, que já enfrenta vários incêndios florestais e passa agora pela primeira onda de calor do ano.
"Estamos indignados que algumas pessoas joguem fogos de artifício de forma tão irresponsável em uma floresta de pinheiros", disse o prefeito de Hydra, Giorgos Koukoudakis, à emissora grega ERT.
Também houve críticas nas redes sociais: "Pessoas ricas com mais dinheiro do que cérebro", escreveu uma pessoa.
A Grécia está em alerta máximo contra incêndios florestais desde terça-feira (18/6), e as autoridades estão se preparando para um verão difícil, já que as condições secas, os ventos fortes e as altas temperaturas deverão continuar.
Na sexta-feira, um bombeiro voluntário de 55 anos morreu em decorrência de ferimentos sofridos no combate a um incêndio na região sul de Ilia, na península do Peloponeso.
Os incêndios florestais de verão são comuns na Grécia, e os cientistas associam o aumento na frequência e na intensidade de eventos climáticos extremos, incluindo ondas de calor, às alterações climáticas.
Mas o país também tem um problema com pessoas que iniciam queimadas: pelo menos 79 pessoas foram presas em agosto de 2023 devido a incêndios florestais mortais.
No início deste ano, a Grécia introduziu leis mais rigorosas contra incêndios criminosos, com previsão de até 20 anos de prisão e multas de até 200 mil euros (mais de R$ 1 milhão).

Fonte: Folha de S. Paulo

Novidades

Caribe em Ipanema: descoberta de bancos de algas calcárias cor-de-rosa surpreende pesquisadores; veja

29/09/2026

Ipanema guarda uma prova de que o fundo dos oceanos é menos conhecido do que a superfície da Lua. Pe...

Eleições 2026: o clima entrou nos planos, mas não nas campanhas

29/09/2026

No dia 4 de outubro, mais de 158 milhões de brasileiras e brasileiros estarão aptos a escolher presi...

Caçadores de tempestades registram ´supercélula´ em Alegrete durante período de temporais no RS; VÍDEO

29/09/2026

Um grupo de caçadores de tempestades registrou uma supercélula na região de Alegrete, na Fronteira O...

Sob El Niño, primavera deve ter calor, seca e tempestades severas

29/09/2026

A primavera de 2026 chegou ao Hemisfério Sul na última terça-feira (22), às 21h05, com previsão de a...

VÍDEO: terremoto desperta vulcão ´adormecido´ há mais de 500 anos, mostra satélite da Nasa

29/09/2026

Um vídeo montado com imagens de satélite mostra, quadro a quadro, a lava tomando conta da cratera de...

Semana do Clima: é hora de encarar a necessidade de mudanças

29/09/2026

Os primeiros dias da Semana do Clima em Nova York deixaram uma impressão muito clara: já não basta c...