UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Mudando pelo bem do planeta

13/04/2012

Pequenas mudanças, grandes transformações. Esse é o lema de muitos consumidores que, diante de um planeta com recursos naturais cada vez mais escassos, aderiram à causa verde. Assim, para muitos, o preço já não é a maior das prioridades na hora de ir às compras. Tanto que mudam suas rotinas, buscam marcas que adotem práticas mais sustentáveis, diminuem o desperdício e até ficam atentos a insumos usados pelas indústrias. Esses brasileiros são uma minoria: segundo pesquisa do Instituto Akatu Responsabilidade Social, é preciso dobrar o número de consumidores conscientes, dos atuais 5% da população brasileira, para 10% até 2014.
— As mudanças de hoje são pequenas, mas importantes. Alguns consumidores já levam as suas sacolas para as compras, as lâmpadas econômicas já fazem parte dos lares brasileiros, algumas pessoas já separam o lixo orgânico do reaproveitável. Ainda é pouco, precisamos de mais. A partir do momento em que tivermos gerações formadas com essa cultura, teremos uma sociedade mais consciente. Até lá, continuaremos vivendo num mundo que usa, e adora usar, descartáveis em excesso e que não entende que os recursos naturais podem não ser para sempre — analisou Marcio Rolla, especialista em comportamento do consumidor da ESPM-RJ.
Uma mudança que, certamente, precisa passar pelas mulheres — já que mais da metade das decisões de consumo no Brasil é tomada por elas.

Fonte: O Globo

Novidades

Secas mais longas podem ameaçar segurança hídrica de Rio e São Paulo, aponta estudo

25/08/2026

A segurança hídrica de milhões de pessoas no Sudeste pode enfrentar novos desafios nas próximas déca...

Prefeitura de SP ainda não regulamentou lei contra plásticos descartáveis

25/08/2026

Seis anos após a aprovação da Lei Municipal nº 17.261/2020, a Oceana, o Instituto de Defesa de Consu...

Vírus letal reduz em 83% população de pererecas em reserva da mata atlântica

25/08/2026

Um patógeno altamente letal está por trás da morte em massa de girinos e do rápido declínio populaci...

Espalhadas pelo ar, partículas de isopor se acumulam em ruas e piscinas de região de Fortaleza

25/08/2026

Uma região da cidade de Fortaleza, no Ceará, passou a conviver com partículas de isopor que se espal...