
02/07/2024
Uma startup holandesa The Great Bubble Barrier desenvolveu um método que usa bolhas de ar para limpar rios. O novo sistema remove lixo plástico das águas sem prejudicar os peixes.
Um tubo com vários pequenos buracos é submerso cruzando o leito do rio. Quando o ar é bombeado através do tubo, as bolhas criam uma cortina que empurra o plástico até a superfície. Em seguida, o fluxo natural da água leva os resíduos para um sistema de captação lateral.
Os rios carregam grandes quantidades de lixo plástico, que acabam nos oceanos. A empresa holandesa que criou o sistema diz que ele é capaz de capturar mais de 80% desses resíduos. O projeto promissor ainda está na fase piloto.
Fonte: Folha de S. Paulo
VÍDEO: Entre saltos e borrifos, dezenas de golfinhos dão espetáculo e surpreendem grupo de canoagem na Praia do Flamengo
23/06/2026
VÍDEO: jiboia com mais de 2 metros é resgatada por morador e ganha apelido de ´hexa´ por crianças em Vitória
23/06/2026
Berçário de Santa Catarina vira “área patrimônio de baleias”
23/06/2026
Bióloga brasileira é premiada pela National Geographic Society
23/06/2026
Nova Inglaterra acelera aquecimento limpo com bombas de calor
23/06/2026
Ameaça climática, enfraquecimento de corrente no Atlântico tem um problema de imagem
23/06/2026
