
02/07/2024
Uma startup holandesa The Great Bubble Barrier desenvolveu um método que usa bolhas de ar para limpar rios. O novo sistema remove lixo plástico das águas sem prejudicar os peixes.
Um tubo com vários pequenos buracos é submerso cruzando o leito do rio. Quando o ar é bombeado através do tubo, as bolhas criam uma cortina que empurra o plástico até a superfície. Em seguida, o fluxo natural da água leva os resíduos para um sistema de captação lateral.
Os rios carregam grandes quantidades de lixo plástico, que acabam nos oceanos. A empresa holandesa que criou o sistema diz que ele é capaz de capturar mais de 80% desses resíduos. O projeto promissor ainda está na fase piloto.
Fonte: Folha de S. Paulo
Caribe em Ipanema: descoberta de bancos de algas calcárias cor-de-rosa surpreende pesquisadores; veja
29/09/2026
Eleições 2026: o clima entrou nos planos, mas não nas campanhas
29/09/2026
Caçadores de tempestades registram ´supercélula´ em Alegrete durante período de temporais no RS; VÍDEO
29/09/2026
Sob El Niño, primavera deve ter calor, seca e tempestades severas
29/09/2026
VÍDEO: terremoto desperta vulcão ´adormecido´ há mais de 500 anos, mostra satélite da Nasa
29/09/2026
Semana do Clima: é hora de encarar a necessidade de mudanças
29/09/2026
