UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Beto Carrero World acaba com seu zoológico após 32 anos

02/07/2024

O Beto Carrero World, parque temático localizado em Penha, no litoral de Santa Catarina, anunciou nesta quinta-feira (27) o encerramento das atividades de seu zoológico, depois de 32 anos.
O parque, que chegou a ter mais de mil animais de 237 espécies, abrigava atualmente apenas girafas e um elefante no espaço denominado Mundo Animal, que estão sendo transferidos.
A decisão, de acordo com a direção do Beto Carrero World, foi tomada já há alguns anos, o que permitiu a saída dos bichos de forma gradual, e segue o entendimento de que os animais precisam de um ambiente mais próximo ao habitat natural.
O parque temático, que hoje recebe em média 2,5 milhões de visitantes por ano, foi idealizado pelo empresário João Batista Sérgio Murad, o Beto Carrero, e inaugurado em dezembro de 1991 em Penha, à época com apenas alguns brinquedos infantis e duas lonas de circo.
O mundo do circo, aliás, é a origem do Beto Carrero World, que chegou a ter em seu plantel mais de 40 tigres e também animais como leões, jacarés, ursos e macacos.
Num vídeo publicado pelo parque nesta quinta narrando a história da presença dos animais, a bióloga Katia Cassaro, coordenadora do zoológico, conta que no início os animais faziam parte tanto do plantel do parque quanto do itinerante, com o circo.
"Tivemos momentos muito importantes [na trajetória do parque], como a reprodução de mico-leão-dourado, tamanduá-bandeira, jacutingas, que são espécies brasileiras ameaçadas de extinção", afirmou.
Com a morte do empresário após ser submetido a uma cirurgia cardíaca em São Paulo em 2008, aos 70 anos, seu filho Alex Murad assumiu a direção e hoje é presidente do conselho administrativo do parque.
Por meio de sua assessoria, ele disse ter muito respeito pela história do espaço com os animais e que seu pai tinha uma "conexão incrível" com eles, mas que "as gerações mudam".
"As gerações mudam, e hoje entendemos que é mais significativo receber os animais que nos visitam espontaneamente, como capivaras e pássaros migratórios, do que manter espécies selvagens dentro de um parque temático", disse.
O Beto Carrero World é o maior parque multitemático da América Latina, com dez áreas temáticas que incluem brinquedos, shows e experiências como a área temática Nerf Mania, Hot Wheels e Madagascar. Todos os outros setores do parque, cuja área total é de 14 milhões de metros quadrados, seguem funcionando normalmente.
Com o encerramento da visitação, os animais remanescentes –as girafas e o elefante– estão sendo transferidos para novos locais. O parque não informou os destinos, disse apenas que são locais "seguros".

Fonte: Folha de S. Paulo

Novidades

VÍDEO: Entre saltos e borrifos, dezenas de golfinhos dão espetáculo e surpreendem grupo de canoagem na Praia do Flamengo

23/06/2026

Entre uma remada e outra, o que estava programado para ser apenas mais um treino ao nascer do sol ac...

VÍDEO: jiboia com mais de 2 metros é resgatada por morador e ganha apelido de ´hexa´ por crianças em Vitória

23/06/2026

Uma jiboia de mais de 2 metros de comprimento mobilizou moradores do bairro Resistência, em Vitória,...

Berçário de Santa Catarina vira “área patrimônio de baleias”

23/06/2026

O Berçário de Santa Catarina foi designado como Área de Patrimônio das Baleias pela Aliança Mundial ...

Bióloga brasileira é premiada pela National Geographic Society

23/06/2026

A bióloga de conservação Fernanda Abra é uma das vencedoras do Wayfinder Award apresentado pela Kia,...

Nova Inglaterra acelera aquecimento limpo com bombas de calor

23/06/2026

O aquecimento residencial está no centro de uma iniciativa inédita na Nova Inglaterra. Acostumada a ...

Ameaça climática, enfraquecimento de corrente no Atlântico tem um problema de imagem

23/06/2026

Nas profundezas do oceano Atlântico, uma vasta corrente marinha transporta calor dos trópicos em dir...