UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Jardim atrativo aos polinizadores vence prêmio de sustentabilidade

16/07/2024

Criar um habitat ecologicamente rico para polinizadores e pássaros deveria ser regra de qualquer jardim, mas isso está longe da realidade. Por isso, encanta a proposta da empresa norte-americana de arquitetura paisagística Didier Design Studio responsável pelo projeto Pollinator and Bird Garden – um jardim amigo da fauna, sobretudo dos polinizadores.
Implantando no The Arboretum at Penn State, na Universidade Estadual da Pensilvânia, o jardim integra uma pesquisa em andamento que busca entender as recentes reduções nas populações de polinizadores e pássaros em todo o mundo. O design inovador foi projetado por Emmanuel Didier e desenvolvido em colaboração com um centro de pesquisa de polinizadores, além de um comitê consultivo de educação aviária.
“O design de Emmanuel é uma linda tapeçaria de colinas, lagoas, estruturas e jardins”, afirmou Kim Steiner, diretor do Arboreto e professor de biologia florestal na Faculdade de Ciências Agrárias. “Mas por baixo dessa beleza há uma paleta de plantas e solos escolhidos e trabalhados usando a melhor ciência em direção ao nosso objetivo de atrair uma grande variedade de pássaros e insetos polinizadores. O jardim é um casamento de design realmente bom e ciência realmente boa, e acho que isso o torna muito interessante.”
Entender e reverter o desaparecimento de espécies polinizadoras ao redor do mundo é essencial para a continuação da existência humana. Por isso, partes do jardim são projetadas para atrair os polinizadores nativos da região, enquanto outras são projetadas para demonstrar como criar paisagens atraentes e favoráveis ​​aos polinizadores e pássaros.
“O Pollinator and Bird Garden conecta as pessoas com a questão do declínio dos polinizadores de maneiras específicas e tangíveis, colocando a ciência na vanguarda no contexto das mudanças climáticas. Há esperança nessa ação”, afirma Emmanuel Didier.
Com mais de 140 mil plantas, o jardim contou com centenas de voluntários para ser concretizado. Além disso, foi financiado inteiramente por filantropia, a partir da doação individual de quase 500 pessoas.
Ocupando uma área de pouco mais de 12 mil metros quadrados, o jardim é composto por um conjunto diverso de condições ecológicas capazes de suportar uma ampla gama de espécies de plantas necessárias para atrair pássaros e polinizadores ao longo das estações.
As plantas foram pensadas para fornecer o máximo suporte de ciclo de vida para insetos nativos – particularmente polinizadores – e pássaros residentes e migratórios da região.
O terreno esculpido promove uma ampla gama de microclimas e condições em todo o local, criando uma diversidade de ecótonos (ambientes de transição entre dois ecossistemas vizinhos) e habitats por meio dos quais os visitantes podem passear.
O Pollinator and Bird Garden foi selecionado para o Prêmio Mundial de Arquitetura Paisagística de 2024 e, em 2022, ganhou o Prêmio de Honra do Colorado da Sociedade Americana de Arquitetura Paisagística. Mais recentemente, o projeto venceu o A+ Awards 2024 na categoria Paisagismo/Planejamento Sustentável da Architizer. Tal categoria premia projetos que incorporam sistemas e materiais sustentáveis, e que seguem as melhores práticas relativas a design, construção e operação éticos.

Fonte: CicloVivo

Novidades

VÍDEO: Entre saltos e borrifos, dezenas de golfinhos dão espetáculo e surpreendem grupo de canoagem na Praia do Flamengo

23/06/2026

Entre uma remada e outra, o que estava programado para ser apenas mais um treino ao nascer do sol ac...

VÍDEO: jiboia com mais de 2 metros é resgatada por morador e ganha apelido de ´hexa´ por crianças em Vitória

23/06/2026

Uma jiboia de mais de 2 metros de comprimento mobilizou moradores do bairro Resistência, em Vitória,...

Berçário de Santa Catarina vira “área patrimônio de baleias”

23/06/2026

O Berçário de Santa Catarina foi designado como Área de Patrimônio das Baleias pela Aliança Mundial ...

Bióloga brasileira é premiada pela National Geographic Society

23/06/2026

A bióloga de conservação Fernanda Abra é uma das vencedoras do Wayfinder Award apresentado pela Kia,...

Nova Inglaterra acelera aquecimento limpo com bombas de calor

23/06/2026

O aquecimento residencial está no centro de uma iniciativa inédita na Nova Inglaterra. Acostumada a ...

Ameaça climática, enfraquecimento de corrente no Atlântico tem um problema de imagem

23/06/2026

Nas profundezas do oceano Atlântico, uma vasta corrente marinha transporta calor dos trópicos em dir...