UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Empresas oferecem coleta doméstica de resíduos orgânicos para compostagem

18/07/2024

"E se eu vendesse o serviço de compostagem doméstica de resíduos orgânicos aos meus amigos em vez de perturbá-los para se engajarem no meu projeto de composteira urbana?" Foi essa a pergunta que levou o engenheiro ambiental Lucas Chiabi, 33, a criar a primeira iniciativa de coleta orgânica domiciliar do país.
Fundado no Rio de Janeiro, o Ciclo Orgânico surgiu de um projeto familiar de compostagem, com cinco casas atendidas, todas de parentes de Chiabi. "Eu vi a minha família se engajar e ficar mais atenta ao que consumia e à qualidade da sua alimentação", lembra. "Comecei a chamar meus colegas de faculdade. Mas muitos não toparam."
Tempos depois, conta ele, esses mesmos colegas contrataram seu serviço de coleta e compostagem e viraram clientes da Ciclo Orgânico, que hoje atende 4.600 famílias na capital fluminense, além de grandes geradores de resíduos, como restaurantes, clubes, empresas, estádios e eventos.
O serviço inclui uma avaliação da produção de resíduos orgânicos de cada residência, a escolha do recipiente coletor de tamanho adequado e a coleta domiciliar na frequência escolhida. A empresa oferece 30 dias de teste gratuito.
Chiabi se inspirou na chamada Revolução dos Baldinhos, um movimento de compostagem comunitária iniciado em 2008 em Florianópolis (SC) como uma medida sanitária para retirar resíduos orgânicos dispostos inadequadamente e assim acabar com uma infestação por ratos num bairro da cidade.

Essa reportagem pode ser lida na íntegra clicando na Folha de S. Paulo

Novidades

VÍDEO: Entre saltos e borrifos, dezenas de golfinhos dão espetáculo e surpreendem grupo de canoagem na Praia do Flamengo

23/06/2026

Entre uma remada e outra, o que estava programado para ser apenas mais um treino ao nascer do sol ac...

VÍDEO: jiboia com mais de 2 metros é resgatada por morador e ganha apelido de ´hexa´ por crianças em Vitória

23/06/2026

Uma jiboia de mais de 2 metros de comprimento mobilizou moradores do bairro Resistência, em Vitória,...

Berçário de Santa Catarina vira “área patrimônio de baleias”

23/06/2026

O Berçário de Santa Catarina foi designado como Área de Patrimônio das Baleias pela Aliança Mundial ...

Bióloga brasileira é premiada pela National Geographic Society

23/06/2026

A bióloga de conservação Fernanda Abra é uma das vencedoras do Wayfinder Award apresentado pela Kia,...

Nova Inglaterra acelera aquecimento limpo com bombas de calor

23/06/2026

O aquecimento residencial está no centro de uma iniciativa inédita na Nova Inglaterra. Acostumada a ...

Ameaça climática, enfraquecimento de corrente no Atlântico tem um problema de imagem

23/06/2026

Nas profundezas do oceano Atlântico, uma vasta corrente marinha transporta calor dos trópicos em dir...