
18/07/2024
O turismo muitas vezes está associado a um impacto negativo, que pode vir desde a geração de resíduos até danos à ecossistemas locais. Mas, Copenhagen pode reverter esta previsão e fazer dos turistas aliados no cuidado com a cidade. Com a CopenPay, visitantes que tiverem um comportamento ecológico vão receber recompensas.
A iniciativa do Conselho de Turismo de Copenhagen vai oferecer benefícios em diversas atrações turísticas da cidade. Na Galeria Nacional da Dinamarca, quem chega com resíduos plásticos ganha a chance de participar de uma oficina para transformar o material em obra de arte. No icônico CopenHill de Copenhagen, turistas que optam por transporte público ou bicicleta para chegar até lá recebem como recompensa a experiência única de esquiar na encosta do telhado do edifício.
Segundo a chefe de comunicações da junta de turismo, Rikke Holm Petersen, o programa é um “pequeno passo em direção à transição verde”. Levando em conta que, em 2023, foram mais de 12 milhões de diárias de hospedagem na cidade, se uma parte dessas pessoas aderirem ao propósito praticar atitudes ecológicas, já haverá um impacto significativo.
E os benefícios podem ir para muito além da capital dinamarquesa. “Imagine se essas pessoas levassem uma mentalidade mais verde de volta com elas, se esse fosse o souvenir que elas levassem para casa? Isso seria incrível!”, finaliza Petersen.
Até agora 24 estabelecimentos turísticos aderiram ao programa e vão ser reembolsados pelo governo pelos brindes e experiências ofertados aos visitantes.
Além dos turistas, os moradores também podem participar do programa. Outra atividade “premiada” é o aluguel gratuito de caiaques para quem se comprometer a retirar lixo da água ou ainda um almoço vegetariano em troca de trabalho voluntário em uma fazenda urbana.
O programa CopenPay vai ser testado entre os dias 15 de julho e 14 de agosto de 2024, como uma maneira de ajudar as pessoas a agir de forma mais sustentável. Os idealizadores da iniciativa acreditam que muita gente quer participar mais ativamente no cuidado com a cidade, pessoas e meio ambiente, mas não sabe exatamente como fazer isso.
Envolver turistas, pessoas que estão justamente em um momento mais aberto a novas experiências e com tempo para isso, é uma uma ótima oportunidade de colocar a ideia de mudança de hábitos em prática. Se este período de testes for bem-sucedido, o CopenPay vai se transformar em um programa anual.
De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, o setor de viagens e turismo foi responsável por 9% do PIB global em US$ 9,9 trilhões em 2023 e a projeção é que bata recordes em 2024, com uma alta histórica de US$ 11,1 trilhões.
Gerenciar esse crescimento requer encontrar um equilíbrio entre benefícios econômicos, ambientais e sociais da atividade, com foco nas comunidades e ecossistemas locais.
Ao recompensar ações ecologicamente conscientes com experiências únicas, Copenhague demonstra que o turismo responsável pode ter um impacto positivo duplo: melhorar a vida nos locais visitados e ajudar a estimular hábitos mais sustentáveis, nas viagens e na rotina de quem volta para sua casa.
O CopenPay é uma prova de que é possível transformar uma fonte de problemas e preocupações, como o impacto negativo do turismo, em uma mudança positiva.
Fonte: CicloVivo
VÍDEO: Entre saltos e borrifos, dezenas de golfinhos dão espetáculo e surpreendem grupo de canoagem na Praia do Flamengo
23/06/2026
VÍDEO: jiboia com mais de 2 metros é resgatada por morador e ganha apelido de ´hexa´ por crianças em Vitória
23/06/2026
Berçário de Santa Catarina vira “área patrimônio de baleias”
23/06/2026
Bióloga brasileira é premiada pela National Geographic Society
23/06/2026
Nova Inglaterra acelera aquecimento limpo com bombas de calor
23/06/2026
Ameaça climática, enfraquecimento de corrente no Atlântico tem um problema de imagem
23/06/2026
