UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Projeto libera mosquitos modificados na Espanha para impedir propagação da dengue com crise do clima

06/08/2024

Um laboratório espanhol está criando e esterilizando milhares de mosquitos tigre para combater a dengue e outras doenças à medida que as mudanças climáticas incentivam a propagação da espécie invasora pela Europa.
Usando um acelerador de elétrons, o Centro de Controle Biológico de Pragas financiado pelo governo regional em Valência esteriliza e libera cerca de 45 mil mosquitos machos toda semana para que possam se acasalar com fêmeas —cuja picada transmite doenças entre os humanos— e eventualmente reduzir a população geral de mosquitos.
"É uma espécie que está se tornando mais comum com as mudanças climáticas ... Existe um ambiente favorável para seu desenvolvimento por períodos mais longos ao longo do ano e suas populações estão aumentando o tempo todo", disse Vicente Dalmau do departamento de saúde, agricultura e pesca da região de Valência.
Os espécimes para reprodução vêm da região, e os cientistas então usam uma máquina para separar as pupas fêmeas dos machos, antes de usar radiação para esterilizar os machos.
Técnicas de esterilização têm sido usadas em outras partes do mundo, mas o laboratório, usando sua experiência com moscas-das-frutas, está pioneirando seu uso em mosquitos tigre na Europa em um momento de crescente preocupação com o aumento de doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya.
Dados do Centro Europeu de Controle de Doenças mostram um aumento nos casos importados de regiões onde a dengue é endêmica, bem como um número crescente de surtos locais de vírus do Nilo Ocidental e dengue na Europa.
O mosquito tigre listrado, ou Aedes albopictus, está se espalhando para o norte, leste e oeste na Europa, e agora tem populações autossustentáveis em 13 países, incluindo a Espanha.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) disse no ano passado que as taxas de dengue estavam aumentando globalmente, com casos relatados desde 2000 aumentando oito vezes para 4,2 milhões em 2022, pois acredita-se que um clima mais quente ajude os mosquitos a se multiplicarem mais rapidamente.

Fonte: Folha de S. Paulo

Novidades

Sob El Niño, primavera deve ter calor, seca e tempestades severas

29/09/2026

A primavera de 2026 chegou ao Hemisfério Sul na última terça-feira (22), às 21h05, com previsão de a...

VÍDEO: terremoto desperta vulcão ´adormecido´ há mais de 500 anos, mostra satélite da Nasa

29/09/2026

Um vídeo montado com imagens de satélite mostra, quadro a quadro, a lava tomando conta da cratera de...

Semana do Clima: é hora de encarar a necessidade de mudanças

29/09/2026

Os primeiros dias da Semana do Clima em Nova York deixaram uma impressão muito clara: já não basta c...

Elevação do nível do mar destrói casas e apaga praias na Califórnia; o pior está por vir?

29/09/2026

Em Malibu, o Oceano Pacífico abriu um buraco perto da casa do astro de cinema Nicolas Cage e causou ...

El Niño esvazia ninhos e ameaça colônia de pinguins no Peru

29/09/2026

Os pinguins-de-humboldt são mais resistentes do que outras espécies. Batizados em referência à corre...

ONU aprova resolução que pede ações mais contundentes contra elevação do nível do mar

29/09/2026

Em 2024, o nível médio do mar em escala global aumentou quase seis milímetros, o maior incremento an...