UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Projeto libera mosquitos modificados na Espanha para impedir propagação da dengue com crise do clima

06/08/2024

Um laboratório espanhol está criando e esterilizando milhares de mosquitos tigre para combater a dengue e outras doenças à medida que as mudanças climáticas incentivam a propagação da espécie invasora pela Europa.
Usando um acelerador de elétrons, o Centro de Controle Biológico de Pragas financiado pelo governo regional em Valência esteriliza e libera cerca de 45 mil mosquitos machos toda semana para que possam se acasalar com fêmeas —cuja picada transmite doenças entre os humanos— e eventualmente reduzir a população geral de mosquitos.
"É uma espécie que está se tornando mais comum com as mudanças climáticas ... Existe um ambiente favorável para seu desenvolvimento por períodos mais longos ao longo do ano e suas populações estão aumentando o tempo todo", disse Vicente Dalmau do departamento de saúde, agricultura e pesca da região de Valência.
Os espécimes para reprodução vêm da região, e os cientistas então usam uma máquina para separar as pupas fêmeas dos machos, antes de usar radiação para esterilizar os machos.
Técnicas de esterilização têm sido usadas em outras partes do mundo, mas o laboratório, usando sua experiência com moscas-das-frutas, está pioneirando seu uso em mosquitos tigre na Europa em um momento de crescente preocupação com o aumento de doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya.
Dados do Centro Europeu de Controle de Doenças mostram um aumento nos casos importados de regiões onde a dengue é endêmica, bem como um número crescente de surtos locais de vírus do Nilo Ocidental e dengue na Europa.
O mosquito tigre listrado, ou Aedes albopictus, está se espalhando para o norte, leste e oeste na Europa, e agora tem populações autossustentáveis em 13 países, incluindo a Espanha.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) disse no ano passado que as taxas de dengue estavam aumentando globalmente, com casos relatados desde 2000 aumentando oito vezes para 4,2 milhões em 2022, pois acredita-se que um clima mais quente ajude os mosquitos a se multiplicarem mais rapidamente.

Fonte: Folha de S. Paulo

Novidades

Calor extremo atinge 1 bilhão de pessoas a mais que nos anos 1970, aponta estudo

23/06/2026

O calor extremo deixou de ser um problema de poucos lugares e de poucos dias. Um levantamento globa...

Redes subterrâneas de fungos revelam dimensão invisível da vida

23/06/2026

As redes subterrâneas formadas por fungos, responsáveis por conectar plantas e microrganismos em uma...

Estoques mundiais de grãos podem amenizar impacto do El Niño; agronegócio se prepara

23/06/2026

Um El Niño intenso provavelmente vai desestabilizar o clima global e ameaçar a agricultura nos próxi...

Entenda o outro confronto entre Argentina e Áustria: quem protege (e quem libera) seus glaciares

23/06/2026

Nesta segunda-feira (22) Argentina e Áustria entram em campo em Arlington, no Texas (EUA), pela segu...

Luminária de cascas de ovo transforma resíduo em peça premiada

23/06/2026

À primeira vista, a Mod-u parece uma maquete de prédio. Seus volumes geométricos empilhados lembram ...

Europa sofre com onda de calor, e França restringe consumo de álcool

23/06/2026

Uma onda de calor intenso que assola grande parte da Europa levou à proibição parcial do consumo de ...