UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Mais de 1,8 mil pinguins são achados mortos em Florianópolis na temporada 2024

06/08/2024

Até 30 de julho, 1.970 pinguins-de-magalhães foram registrados em Florianópolis pela Associação R3 Animal. Segundo a organização não governamental (ONG) responsável pela reabilitação e reintrodução desses animais à natureza, apenas 126 foram resgatados com vida.
De acordo com a R3 Animal, as mortes acontecem porque os pinguins vivem em bando e, durante a migração para as águas mais quentes do litoral brasileiro, muitos acabam se perdendo. Fragilizados, eles não resistem.
Na temporada do ano passado, 2.028 pinguins foram encontrados nas praias da Capital. Do total, 121 estavam vivos.
Neste ano, o primeiro pinguim foi registrado na Praia da Joaquina, em abril. Em maio, houve mais dois resgates, um na Praia do Santinho e outro na Praia do Morro das Pedras. A partir de junho, o efeito da migração se intensificou e centenas de pinguins foram encontrados.
Os animais partem da Patagônia, na Argentina, e atingem as praias do Sul e Sudeste no Brasil. Eles viajam entre maio e outubro, motivados pela busca por alimentos em águas mais quentes.
Por estarem cansados e debilitados, os pinguins atingem as areias da praia e são incapazes de voltar a nadar, segundo o veterinário do PMP-BS/R3 Animal, Sandro Sandri.
"É normal recebermos esse volume de pinguins juvenis, debilitados ou mortos. É o curso da natureza. Só a interação com a pesca que não é natural. Eles vão atrás do cardume que está sendo pescado, se enredam e acabam se afogando", explica.
Os animais vivos são encaminhados para o centro de reabilitação da associação, onde recebem tratamento veterinário até estarem aptos para soltura.

O que fazer ao encontrar um pinguim na praia

🐧 Se o animal estiver nadando, não se aproxime. O resgate nesse caso ainda não pode ser feito;
🐧 Não force o pinguim a voltar para água. Se ele atingiu a praia, é porque está cansado ou não consegue mais nadar;
🐧 Não o coloque em contato com gelo. Animais debilitados costumam apresentar hipotermia;
🐧 Não tente alimentá-lo e afaste animais domésticos;
🐧 Se for necessário transferi-lo a um ambiente seguro até o resgate, acomode-o em local seco e aquecido, como caixa de papelão;
🐧 Para qualquer contato, utilize luvas de látex, máscara facial e higienize-se em seguida;
🐧 Ao encontrar um animal marinho morto ou debilitado na praia, entre em contato com o PMP-BS: 0800 642 3341.

Fonte: g1

Novidades

Baleias-jubarte voltam a aparecer no litoral do Rio e imagens registram o espetáculo

18/06/2026

Um salto de poucos segundos foi suficiente para transformar uma manhã comum no mar do Rio em um dos ...

Paisagista leva mais de 3 mil plantas para a fachada da CASACOR

18/06/2026

Em sua primeira participação solo na CASACOR São Paulo, a paisagista Maria Fernanda Marques leva sua...

Ameaçado de extinção, surdo e desajustado: conheça sapinho-pingo-de-ouro que mede 1 cm encontrado no ES

18/06/2026

Surdo, desajeitado, do tamanho de uma unha, colorido e sensível: este é o sapinho-pingo-de-ouro, anf...

Superfície coberta por água na amazônia aumenta 2,6%, diz MapBiomas

18/06/2026

Rios, lagos e outros corpos hídricos da amazônia brasileira se recuperaram em 2025 após dois anos co...

Nova Norma da SBTi pode potencializar crédito de carbono da reciclagem

18/06/2026

A agenda climática corporativa vive um momento de inflexão. Durante anos, empresas comprometidas com...