UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Marina Silva diz que incêndios em SP são ´atípicos´, e PF abre inquéritos para investigar queimadas

27/08/2024

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou neste domingo (25) que os incêndios registrados no interior de São Paulo são atípicos e precisam ser investigados. Segundo Marina, há queimadas no interior paulista, no Pantanal e na Amazônia. A Polícia Federal abriu dois inquéritos para apurar as causas das queimadas em São Paulo.
O tempo seco e o vento contribuíram para que diferentes cidades do país amanhecessem cobertas por fumaça.
"Tem uma situação atípica. Você começa a ter em uma semana, praticamente em dois dias, vários municípios queimando ao mesmo tempo. Isso não faz parte da nossa curva de experiência na nossa trajetória de tantos anos de abordagem do fogo", disse Marina.
"Do mesmo jeito que nós tivemos o ´dia do fogo´, há uma forte suspeita de que agora esteja acontecendo de novo", afirmou.
O "dia do fogo", mencionado pela ministra, foi marcado por uma série de incêndios criminosos em agosto de 2019 no Pará (veja detalhes abaixo).
"Em São Paulo não é natural, em hipótese alguma, que, em poucos dias, você tenha tantas frentes de incêndio envolvendo concomitantemente vários municípios. Mas obviamente isso aí são as investigações que vão dizer", afirmou a ministra.
A Polícia Federal abriu dois inquéritos para apurar as causas das queimadas no interior paulista. Segundo Marina, também há em curso na PF outros 31 inquéritos para apurar incêndios no Pantanal e na Amazônia.
No caso de São Paulo, a competência federal para investigar os incêndios foi justificada pelo prejuízo causado ao funcionamento dos aeroportos de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
"Só a investigação vai poder identificar o que está por trás dessas ações", disse o diretor-geral da PF, Andrei Passos Rodrigues. Segundo o delegado, serão usadas imagens de satélite para identificar os pontos iniciais dos incêndios.
A PF mobilizou 14 delegacias localizadas no estado de São Paulo e a diretoria de Meio Ambiente para acompanhar a situação dos incêndios no interior paulista.
As declarações das autoridades foram dadas em Brasília nesta tarde após a ministra do Meio Ambiente e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitarem a central de monitoramento de incêndios florestais que fica na sede do Ibama, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
O "dia do fogo" ao qual Marina Silva se referiu foi registrado em agosto de 2019 no Pará. A PF descobriu posteriormente que houve combinação, por meio de redes sociais, para incêndios florestais concomitantes nos municípios de Altamira e Novo Progresso, sudoeste do Pará.
Em grupos de mensagens, fazendeiros, empresários e produtores rurais teriam combinado a realização de queimadas, segundo a apuração. Para a ação criminosa, alguns teriam colaborado com dinheiro para compra de óleo diesel e gasolina, enquanto outros teriam participado da execução.
Houve aumento de 300% nos focos de incêndio em Altamira e Novo Progresso no dia 10 de agosto de 2019.
Na ocasião, os efeitos do fogo foram sentidos em várias partes do país, como acontece neste domingo. Hoje, a capital federal amanheceu coberta por uma fumaça densa. As autoridades recomendaram que os moradores adotem cuidados com a saúde. O tempo seco desta época do ano e os ventos fortes ajudam o fogo e a fumaça a se espalharem.

Fonte: g1

Novidades

Sob El Niño, primavera deve ter calor, seca e tempestades severas

29/09/2026

A primavera de 2026 chegou ao Hemisfério Sul na última terça-feira (22), às 21h05, com previsão de a...

VÍDEO: terremoto desperta vulcão ´adormecido´ há mais de 500 anos, mostra satélite da Nasa

29/09/2026

Um vídeo montado com imagens de satélite mostra, quadro a quadro, a lava tomando conta da cratera de...

Semana do Clima: é hora de encarar a necessidade de mudanças

29/09/2026

Os primeiros dias da Semana do Clima em Nova York deixaram uma impressão muito clara: já não basta c...

Elevação do nível do mar destrói casas e apaga praias na Califórnia; o pior está por vir?

29/09/2026

Em Malibu, o Oceano Pacífico abriu um buraco perto da casa do astro de cinema Nicolas Cage e causou ...

El Niño esvazia ninhos e ameaça colônia de pinguins no Peru

29/09/2026

Os pinguins-de-humboldt são mais resistentes do que outras espécies. Batizados em referência à corre...

ONU aprova resolução que pede ações mais contundentes contra elevação do nível do mar

29/09/2026

Em 2024, o nível médio do mar em escala global aumentou quase seis milímetros, o maior incremento an...