
03/09/2024
O número de focos de incêndio em áreas de Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro cresceu 160% de janeiro em agosto, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais, o Inpe.
Foram registrados 705 casos de janeiro a agosto deste ano. No ano passado, foram 271 ocorrências no mesmo período. É o maior número dos últimos 18 anos.
Os números de 2024 só superam os registrados em 2006, o ano com maior número de focos de incêndio na série histórica, com 886 registros.
Na manhã desta segunda-feira, os bombeiros combateram um foco de incêndio no bairro da Urca, na Zona Sul da capital fluminense.
A BR-116 também foi interditada nos dois sentidos no Rio de Janeiro por conta do fogo.
Apenas no mês de agosto deste ano, o Rio de Janeiro registrou 240 focos de queimadas. Ano passado foram 95 casos.
“A prática do uso do fogo em pastagens, para a renovação de pastagens, ainda está presente em alguns pontos do Estado do Rio de Janeiro. E é comum fazer isso nos meses de maio e junho, mas estes foram excepcionalmente secos. Então, se você faz essa prática em um mês assim, o fogo se alastra muito fácil”, destacou Tasso Azevedo, Coordenador do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (Seeg) e do MapBiomas.
Fonte: g1
Baleias-jubarte voltam a aparecer no litoral do Rio e imagens registram o espetáculo
18/06/2026
Paisagista leva mais de 3 mil plantas para a fachada da CASACOR
18/06/2026
Ameaçado de extinção, surdo e desajustado: conheça sapinho-pingo-de-ouro que mede 1 cm encontrado no ES
18/06/2026
Superfície coberta por água na amazônia aumenta 2,6%, diz MapBiomas
18/06/2026
Nova Norma da SBTi pode potencializar crédito de carbono da reciclagem
18/06/2026
Bitucas viram moeda de troca por alimentos na Holanda
18/06/2026
