UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Cemaden acompanha cheia no Amazonas e seca no Nordeste

18/05/2012

A cheia de enormes proporções na Amazônia vem exigindo medidas emergenciais dos governos federal, estadual e municipais. Como uma das principais estruturas do sistema nacional de prevenção e alertas, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) acompanha ininterruptamente a subida do rio Amazonas e de seus afluentes, bem como fatores que podem agravar seus impactos.
O problema atual no Amazonas está diretamente relacionado ao ocorrido no Acre em fevereiro. O grande volume de água recebido pelo rio Acre deflagrou a 2ª maior cheia registrada no estado, que atingiu principalmente a cidade de Brasileia. Foram afetadas mais de 140 mil pessoas.
Como as precipitações continuam em índices extremamente altos, a situação crítica verificada nas cabeceiras da Bacia Amazônica, meses atrás, está se deslocando para a calha principal do rio e ao longo dos afluentes principais, que apresentam níveis hidrométricos bem acima do normal - ou seja, estão muito mais "altos" - para esta época do ano. A cheia ainda não atingiu seu ápice nas cidades da calha principal. Há prognósticos indicando que será próxima, se não superior, à maior cheia histórica, registrada em 2009.
"Nos últimos 7 anos, tem-se observado uma exacerbação do ciclo sazonal de enchente e vazantes em rios amazônicos, com secas e enchentes que quebraram recordes históricos", explica o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Nobre.

Leia a matéria completa no Jornal da Ciência

Novidades

Secas mais longas podem ameaçar segurança hídrica de Rio e São Paulo, aponta estudo

25/08/2026

A segurança hídrica de milhões de pessoas no Sudeste pode enfrentar novos desafios nas próximas déca...

Prefeitura de SP ainda não regulamentou lei contra plásticos descartáveis

25/08/2026

Seis anos após a aprovação da Lei Municipal nº 17.261/2020, a Oceana, o Instituto de Defesa de Consu...

Vírus letal reduz em 83% população de pererecas em reserva da mata atlântica

25/08/2026

Um patógeno altamente letal está por trás da morte em massa de girinos e do rápido declínio populaci...

Espalhadas pelo ar, partículas de isopor se acumulam em ruas e piscinas de região de Fortaleza

25/08/2026

Uma região da cidade de Fortaleza, no Ceará, passou a conviver com partículas de isopor que se espal...