UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Fumaça de queimadas chega à Argentina; veja antes e depois

17/09/2024

Um guia brasileiro, que fazia uma viagem de moto pelo norte do país, fez um vídeo que mostra o antes e o depois da chegada da fumaça.
🔥 A fumaça que chega ao país é reflexo das queimadas no Brasil e em países vizinhos, como a Bolívia e o Paraguai. No Brasil, a grande nuvem de fumaça é resultado de uma situação de fogo generalizado, impulsionada por 11 estados e o Distrito Federal, que estão queimando mais que o dobro do ano passado.
Um dos alertas do Serviço Meteorológico foi para a cidade de Corrientes, no norte. O brasileiro Mateus Eduardo Kotelak, fez um registro que mostra a ponte da cidade, um dos pontos turísticos, envolta por fumaça, sem nenhuma visibilidade da cidade.
Mateus é guia e organiza viagens de moto do Brasil até o país várias vezes ao ano e tinha feito um registro no local em janeiro, em um cenário bem diferente.
“Eu faço esse roteiro várias vezes ao ano e nunca vi isso acontecer. Achei um vídeo de quando estive aqui em janeiro e fiz a comparação porque me surpreendeu a quantidade de fumaça”, conta.
➡️ A quantidade de fumaça é tanta que, segundo o Serviço Meteorológico, há risco de chuva preta, como houve no Rio Grande do Sul nesta semana.
A fuligem percorreu milhares de quilômetros, arrastada pela força dos ventos, e deve permanecer sobre o país ainda nos próximos dias, segundo os meteorologistas.
Isso porque está prevista uma frente fria, mas de menor intensidade, sem chuva e vento o suficiente para que o país não siga sendo afetado pela fumaça. Os meteorologistas explicam que, sem isso, a fumaça pode até deixar de cobrir as regiões onde está por algum tempo, mas seguem voltando com os ventos.

Fonte: g1

Novidades

Baleias-jubarte voltam a aparecer no litoral do Rio e imagens registram o espetáculo

18/06/2026

Um salto de poucos segundos foi suficiente para transformar uma manhã comum no mar do Rio em um dos ...

Paisagista leva mais de 3 mil plantas para a fachada da CASACOR

18/06/2026

Em sua primeira participação solo na CASACOR São Paulo, a paisagista Maria Fernanda Marques leva sua...

Ameaçado de extinção, surdo e desajustado: conheça sapinho-pingo-de-ouro que mede 1 cm encontrado no ES

18/06/2026

Surdo, desajeitado, do tamanho de uma unha, colorido e sensível: este é o sapinho-pingo-de-ouro, anf...

Superfície coberta por água na amazônia aumenta 2,6%, diz MapBiomas

18/06/2026

Rios, lagos e outros corpos hídricos da amazônia brasileira se recuperaram em 2025 após dois anos co...

Nova Norma da SBTi pode potencializar crédito de carbono da reciclagem

18/06/2026

A agenda climática corporativa vive um momento de inflexão. Durante anos, empresas comprometidas com...