
31/10/2024
O estado do Rio estuda a criação e a implementação, até 2025, de duas novas áreas de proteção marinha estaduais, uma delas, o Parque Estadual Marinho das Praias Selvagens (Grumari-Prainha). Elas serão as primeiras unidades de conservação da biodiversidade do mar sob gestão do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O anúncio foi feito durante a Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP16), na Colômbia, como parte das estratégias do Rio para contribuir com a meta de 30% de conservação do mar até 2030, conforme estabelecido no Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal, de 2022.
Já existe o Parque Natural Municipal da Prainha e de Grumari, mas, segundo o Inea, eles se concentram na proteção do solo, em cuja área o Estado já alcançou a meta dos 30% de áreas conservadas. A reserva marinha que está sendo estudada na região abrange cerca de 2.200 hectares. A iniciativa tem o apoio da The Nature Conservancy (TNC), uma organização não governamental que trabalha em escala global para a conservação do meio ambiente.
Segundo a secretaria de Ambiente, existe uma série de etapas até a implementação efetiva das duas unidades marinhas.
— O estado já conseguiu atingir as metas terrestres, mas na área marinha existe uma lacuna de dados e conhecimentos que precisamos expandir. As parcerias são fundamentais porque elas ajudam a elaborar e a pensar como aplicar nossa estratégia estadual para impedir e reverter a perda de biodiversidade. — afirma Marie Ikemoto, subsecretária de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade da Secretaria Estadual de Ambiente e Sustentabilidade.
Conclua a leitura no g1
Mapa inédito revela que fungos subterrâneos formam rede de 110 quatrilhões de km; entenda
16/06/2026
China evita 262 mil mortes com expansão de veículos elétricos
16/06/2026
´Mancha fria´ no Atlântico intriga especialistas sobre clima
16/06/2026
O mercado regenerativo corre o risco de repetir erros da sustentabilidade?
11/06/2026
Calculadora converte resíduos agroindustriais em créditos de carbono
11/06/2026
Caçador vira presa após cobra reagir a ataque e enforcar gavião em MS; veja cena rara
11/06/2026
