UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
08 de Junho - Dia do Oceanógrafo

11/06/2012

No dia 8 de junho, Dia Internacional dos Oceanos, também comemora-se o Dia do Oceanógrafo. A escolha da data comemorativa é recente, foi definida em 2005 por meio de concurso nacional organizado pela AOCEANO (Associação Brasileira de Oceanografia) onde estudantes e profissionais, associados ou não à entidade, puderam escolher e justificar a sua escolha em votação aberta e democrática via internet.
"Datas comemorativas homenageiam categorias, valorizam profissionais e fazem o País lembrar de pessoas que trabalham no dia a dia em prol de um objetivo comum. No nosso caso, trabalhamos com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população brasileira e mundial. Que todos nos reconheçam, ao menos por um dia, em todo o Brasil", disse em 2005 o oceanógrafo Fernando Luiz Diehl, na época presidente nacional da AOCEANO.
Muitas datas, com justificativas contundentes como 11 de junho, dia de nascimento do oceanógrafo Jacques Cousteau, 23 de dezembro, data em que, no século 17 o Navio HMS Challenger zarpou da Inglaterra rumo ao primeiro cruzeiro oceanográfico, viagem considerada como a de nascimento das ciências oceanográficas, ou 18 de outubro, dia de nascimento do almirante Paulo Moreira, nome respeitado nos assuntos das ciências do mar, também foram sugeridos.
A principal justificativa de quem votou no dia 8 de junho como o Dia do Oceanógrafo, mesma da do Dia Internacional dos Oceanos, é a de que os oceanos são os locais de trabalho dos oceanógrafos. “Nada melhor para o Dia do Oceanógrafo como a data de comemoração daquilo que estudamos e protegemos”, justificou o oceanógrafo Carlos Eduardo Peres Teixeira, associado da AOCEANO e graduado na USP.

Saiba onde encontrar cursos de graduação em Oceanografia cliando aqui

uerj_dia_oceanografo_111.jpg

Novidades

Secas mais longas podem ameaçar segurança hídrica de Rio e São Paulo, aponta estudo

25/08/2026

A segurança hídrica de milhões de pessoas no Sudeste pode enfrentar novos desafios nas próximas déca...

Prefeitura de SP ainda não regulamentou lei contra plásticos descartáveis

25/08/2026

Seis anos após a aprovação da Lei Municipal nº 17.261/2020, a Oceana, o Instituto de Defesa de Consu...

Vírus letal reduz em 83% população de pererecas em reserva da mata atlântica

25/08/2026

Um patógeno altamente letal está por trás da morte em massa de girinos e do rápido declínio populaci...

Espalhadas pelo ar, partículas de isopor se acumulam em ruas e piscinas de região de Fortaleza

25/08/2026

Uma região da cidade de Fortaleza, no Ceará, passou a conviver com partículas de isopor que se espal...