UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Em entrega de Prêmio Muriqui, ambientalistas e cientistas afirmam que a luta em defesa do meio ambiente continua

19/06/2012

"A luta vai continuar". A frase foi repetida várias vezes por cientistas, pesquisadores e ambientalistas em uma referência sobre a luta pela melhoria do Código Florestal, a proteção da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Muriqui 2012 realizada na tarde de sábado (16), no pavilhão do Governo do Estado do Rio de Janeiro no Parque dos Atletas, no seminário "As Reservas da Biosfera e a Rio+20".
Concedida anualmente pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), desde 1993, a premiação é uma das principais homenagens às ações ambientais no País.
Constituído de uma estatueta de bronze representando um muriqui e um diploma, o Prêmio Muriqui foi entregue este ano à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na categoria pessoa jurídica; ao cientista Carlos Alfredo Joly, na categoria pessoa física; e ao cientista norte-americano Thomas Lovejoy, em uma edição especial pelo conjunto de sua obra. O animal muriqui é o símbolo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida em 1991 pelo Programa Homem e Biosfera da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Clayton Ferreira Lino, intermediando a entrega do prêmio, disse que a escolha da SBPC coincidiu com o momento em que a instituição assumiu a defesa da melhoria do Código Florestal, com estudos e manifestos, e do desenvolvimento sustentável.

Saiba mais acessando o Jornal da Ciência

Novidades

Secas mais longas podem ameaçar segurança hídrica de Rio e São Paulo, aponta estudo

25/08/2026

A segurança hídrica de milhões de pessoas no Sudeste pode enfrentar novos desafios nas próximas déca...

Prefeitura de SP ainda não regulamentou lei contra plásticos descartáveis

25/08/2026

Seis anos após a aprovação da Lei Municipal nº 17.261/2020, a Oceana, o Instituto de Defesa de Consu...

Vírus letal reduz em 83% população de pererecas em reserva da mata atlântica

25/08/2026

Um patógeno altamente letal está por trás da morte em massa de girinos e do rápido declínio populaci...

Espalhadas pelo ar, partículas de isopor se acumulam em ruas e piscinas de região de Fortaleza

25/08/2026

Uma região da cidade de Fortaleza, no Ceará, passou a conviver com partículas de isopor que se espal...