UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
O país que mais emite carbono está limpando sua imagem?

10/06/2025

A China está reduzindo suas emissões de carbono em relação a 2024, segundo relatório elaborado por Lauri Myllyvirta, do Centro de Pesquisa sobre Energia e Ar Limpo, para o portal de informações sobre o clima Carbon Brief.
Ele concluiu que as emissões totais de dióxido de carbono pela China, no primeiro trimestre de 2025, caíram 1,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Outros especialistas que conversaram com a BBC afirmam não terem confirmado os números do relatório de forma independente. Mas eles observam que as mudanças das fontes de energia empregadas pela China indicam que o país está a ponto de pôr fim às décadas de aumento das suas emissões de carbono —se é que já não atingiu este objetivo.
As emissões chinesas já caíram anteriormente, mas apenas em épocas de crise, como a pandemia de Covid-19, que freou a economia do país.
Se os números forem confirmados, esta será a primeira queda das emissões da China durante um período de crescimento da demanda de energia, necessário para atender às suas atividades econômicas.
"O governo [chinês] observa cada vez mais a energia do carvão ocupando papel secundário", segundo ela.
Yang afirma que não verificou os dados detalhados de Myllyvirta, mas concorda que as emissões de carbono da China para produção de energia estão deixando de crescer. Isso se deve particularmente ao aumento da participação da eletricidade renovável no seu mix de produção.
Mas o fato de que a China está tomando as rédeas do crescimento das suas emissões não garante que virá a seguir uma queda de forma estável.
"Você pode ter um pico muito cedo, mas atingir a estabilidade naquele nível por um longo período, o que não é muito útil para as ações climáticas", explica Li Shuo, do Instituto de Políticas da Asia Society (ASPI, na sigla em inglês).
O que virá depois do pico depende de toda uma série de fatores, domésticos e globais.
Para Li, a instabilidade atual do mercado global de petróleo —causada por eventos como a guerra na Ucrânia— acelerou a determinação dos líderes chineses de garantir o fornecimento de energia do país nos últimos anos.
Para isso, eles recorreram ao carvão, abundante na China.
"Se observamos aumento das turbulências geopolíticas, acho que a busca pela segurança energética estará ali, o que representará um grande problema para a transição climática da China", afirma Li.
Mas o diretor do Instituto Griffith Asia na Austrália, Christoph Nedopil Wang, afirma que a busca da segurança energética resolve os dois problemas.
Ele destaca que, ao lado das suas reservas de carvão, a China detém uma posição dominante global em tecnologias de energia limpa, incluindo turbinas eólicas e painéis solares.
Para Wang, "qualquer redução das importações decorrente do aumento da parcela da energia renovável aumenta a segurança nacional da China".
Wang não acredita que as tensões comerciais com os Estados Unidos e a redução do crescimento econômico levem os líderes chineses a estimular formas de crescimento que possam causar uma nova escalada das emissões de carbono.
Os estrategistas chineses acreditam que os futuros motores da economia serão setores com emissões relativamente baixas, como TI, biotecnologia, veículos elétricos e tecnologias de energia limpa. E Wang prevê que a China, muito provavelmente, irá tentar desenvolver estes setores.

Termine de ler esta reportagem clicando na Folha de S. Paulo

Novidades

Filhotes de capivara que chegaram ao BioParque do Rio terão que ser devolvidos à natureza

26/03/2026

O BioParque do Rio bateu bumbo com a chegada de dois filhotes de capivara encontrados em situação de...

Presos por espancar capivara no Rio são os primeiros do país enquadrados no Decreto Cão Orelha; multa imposta é de R$ 20 mil

26/03/2026

Os seis homens presos por agredir com barras de ferro e pedaços de madeira uma capivara na madrugada...

Jeitinho brasileiro: cachorros ganham ‘espaço da fofoca’ em Angra dos Reis; vídeo

26/03/2026

Que cachorro gosta de uma fofoca todo mundo sabe: quem nunca passou na rua e viu algum cachorro só o...

Só 3% dos rios da Mata Atlântica têm qualidade de água boa

26/03/2026

A qualidade da água dos rios da Mata Atlântica continua precária, sem apresentar sinais consistentes...

Ambev plantou 3 milhões de árvores em áreas de estresse hídrico

26/03/2026

No dia 23 de março, um dia depois que o mundo celebra o Dia da Água, a Ambev reuniu parceiros e repr...

COP15: Onça-pintada cruza países sem perceber fronteiras e vira destaque em debate internacional

26/03/2026

A onça-pintada, maior felino das Américas e conhecida por percorrer dezenas de quilômetros em poucos...