UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Iceberg do tamanho da Barra da Tijuca se rompe na Groenlândia

20/07/2012

Um enorme pedaço da geleira Petermann, na Groenlândia, desliza em direção ao mar, informa a Nasa. A gigantesca ilha de gelo tem o dobro do tamanho de Manhattan, ou o equivalente à soma das áreas da Barra da Tijuca, Recreio, Vargens Pequena e Grande, Grumari, Joá e Itanhangá.
Imagens captadas pelo satélite Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (Modis), da Nasa, divulgadas nesta quinta-feira, mostram o icebeg à deriva. Ele deverá se dividir em pedaços menores.
Para o especialista da Nasa Eric Rignot, o fenômeno natural deve ser considerado como significativo.
- Não é um colapso, mas certamente é um evento significativo.
Já Ted Scambos, cientista do U.S. National Snow and Ice Data Center, ressaltou que esta última ruptura marca um recuo histórico da geleira.
Há dois anos, outro grande pedaço de gelo se desprendeu, indo para o oceano. Na ocasião, a massa gelada era duas vezes maior da que se soltou agora, de acordo com estimativas de Konrad Steffen, diretor do Swiss Federal Institute for Forest, Snow, and Landscape Research WSL.

Fonte: O Globo

Novidades

Secas mais longas podem ameaçar segurança hídrica de Rio e São Paulo, aponta estudo

25/08/2026

A segurança hídrica de milhões de pessoas no Sudeste pode enfrentar novos desafios nas próximas déca...

Prefeitura de SP ainda não regulamentou lei contra plásticos descartáveis

25/08/2026

Seis anos após a aprovação da Lei Municipal nº 17.261/2020, a Oceana, o Instituto de Defesa de Consu...

Vírus letal reduz em 83% população de pererecas em reserva da mata atlântica

25/08/2026

Um patógeno altamente letal está por trás da morte em massa de girinos e do rápido declínio populaci...

Espalhadas pelo ar, partículas de isopor se acumulam em ruas e piscinas de região de Fortaleza

25/08/2026

Uma região da cidade de Fortaleza, no Ceará, passou a conviver com partículas de isopor que se espal...