
06/11/2025
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou nesta terça-feira (4), durante o segundo dia do Fórum Global de Líderes Locais, que há “muitos prefeitos anti-Trump” comprometidos com a agenda climática.
“Por isso que a gente diz: quanto mais governo local estiver no combate as mudanças climáticas, mais resultados teremos. Estamos cheios de prefeitos anti-trump”, afirmou Paes.
As críticas ao presidente norte-americano Donald Trump têm marcado o evento desde a abertura, na segunda-feira (3). O republicano anunciou a retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris e, segundo a imprensa americana, não deve comparecer à COP30, que será realizada em Belém.
Na sessão de abertura desta terça, o prefeito de Londres, Sadiq Khan, também criticou duramente o presidente dos Estados Unidos, chamando-o de “principal destruidor do clima”.
“Sejamos claros, o principal destruidor do clima é o presidente dos Estados Unidos da América, alguém que discursou nas Nações Unidas há poucas semanas e chamou a crise climática de farsa. Não se trata mais de quem luta contra as mudanças climáticas e quem as nega. Agora é uma luta existencial entre os destruidores do clima e nós, os defensores do clima”, enfatizou Khan.
Paes, por sua vez, defendeu o protagonismo das cidades e ressaltou que a continuidade das políticas ambientais depende menos dos governos nacionais e mais das prefeituras.
A matéria na íntegra pode ser lida no g1
Caravela-Portuguesa aparece nas praias de Itaúna e no Boqueirão, em Saquarema
29/01/2026
Espécies oceânicas surgem na Lagoa de Araruama; especialista explica fenômeno após aparição inusitada de tubarão
29/01/2026
Curso gratuito de design sustentável tem foco na reciclagem de plástico
29/01/2026
Ilha inabitada mais distante da costa brasileira recupera vegetação após exterminar cabras que devastaram área verde
29/01/2026
Pólen quadruplica impacto ambiental em 2025
29/01/2026
Mundo gasta 30 vezes mais contra a natureza do que a favor
29/01/2026
