UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Inpe adota divulgação quinzenal de dados do DETER

23/08/2012

A atualização dos dados do DETER - Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real, na internet, passa a ser feita a cada 15 dias. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) todos os dias envia alertas de degradação e desmatamento na Amazônia ao Ibama, que os utiliza para orientar a fiscalização e garantir ações eficazes de controle da derrubada da floresta.
Não há mudança nessa operação diária entre Inpe e Ibama, apenas na frequência de divulgação dos dados na internet. Antes, essas informações ficavam acessíveis ao público a cada mês, bimestre ou trimestre, geralmente após sua apresentação pelo governo federal em Brasília.
A nova forma de divulgação dos dados do DETER foi acordada entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ao qual o Inpe está ligado, e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), responsável pelo Ibama. Assim, a sociedade pode conhecer novos resultados sobre o monitoramento da Amazônia com maior frequência, pois dados do sistema serão apresentados duas vezes por mês, sempre por meio da página www.obt.inpe.br/deter.
Na segunda-feira 20/08, foram publicados os dados referentes ao monitoramento realizado de 1º a 15 de agosto.

Saiba mais acessando este link

Novidades

Secas mais longas podem ameaçar segurança hídrica de Rio e São Paulo, aponta estudo

25/08/2026

A segurança hídrica de milhões de pessoas no Sudeste pode enfrentar novos desafios nas próximas déca...

Prefeitura de SP ainda não regulamentou lei contra plásticos descartáveis

25/08/2026

Seis anos após a aprovação da Lei Municipal nº 17.261/2020, a Oceana, o Instituto de Defesa de Consu...

Vírus letal reduz em 83% população de pererecas em reserva da mata atlântica

25/08/2026

Um patógeno altamente letal está por trás da morte em massa de girinos e do rápido declínio populaci...

Espalhadas pelo ar, partículas de isopor se acumulam em ruas e piscinas de região de Fortaleza

25/08/2026

Uma região da cidade de Fortaleza, no Ceará, passou a conviver com partículas de isopor que se espal...