
06/01/2026
A Aliança pela Mobilidade Sustentável já ajudou a colocar 212 mil veículos eletrificados — entre carros e motos — em circulação no Brasil. Isso equivale a 37% de toda a frota eletrificada nacional, estimada pela ABVE em 566.587 unidades. Ou seja: mais de um em cada três veículos elétricos do Brasil tem alguma conexão direta com o trabalho conjunto da 99 e seus parceiros.
Os dados divulgados pela iniciativa em seu 3º Fórum, realizado no final de 2025, evidenciam o potencial transformador da coalizão. Mas são apenas parte da história – um exemplo de como empresas podem se unir para transformar a realidade de um setor.
A expansão da eletromobilidade precisa de recarga — e nisso a Aliança também tem papel central. Dos aproximadamente 16 mil pontos de recarga existentes hoje no país, 5 mil foram viabilizados pelo grupo. Um terço da infraestrutura nacional.
Com mais de R$ 410 milhões investidos desde sua criação, a iniciativa mostra que a construção do futuro elétrico não é apenas promessa, mas estratégia de longo prazo fundamentada em recursos reais.
Thiago Hipólito, diretor de Inovação da 99, reforçou no evento aquilo que já se observa nas ruas: os motoristas de aplicativo são protagonistas dessa transição. A quilometragem elevada, o ganho operacional e a previsibilidade dos deslocamentos tornam esse público um catalisador natural da eletrificação.
Esse movimento cria um fenômeno singular no cenário global: nenhum outro país tem a eletromobilidade tão fortemente impulsionada por plataformas de transporte. Uma solução tipicamente brasileira, que transforma desafios em oportunidade.
A 99 já opera 34 mil veículos eletrificados em 173 municípios. Esses modelos somam 267 milhões de quilômetros percorridos e uma redução estimada de 31,2 mil toneladas de CO₂ — o equivalente ao plantio de 245 mil árvores.
Membro da Aliança pela Mobilidade Sustentável, a BYD reafirma seu compromisso com a transformação da mobilidade urbana no Brasil, com soluções cada vez mais acessíveis, democráticas e sustentadas por tecnologia de ponta. Parte desse esforço pode ser comprovado com a presença de veículos da montadora nas plataformas de transporte compartilhado. Na 99, 25 mil dos 34 mil eletrificados em circulação pelo app são da marca.
Entre os modelos favoritos dos condutores no aplicativo, destacam-se os modelos da família Dolphin (nas versões Mini, GS e Plus) e o sedã híbrido BYD King, todos combinando eficiência, desempenho e excelente custo-benefício. Além disso, um modelo especial foi desenvolvido especialmente para o transporte pela plataforma da 99.
“O D1 foi criado por ambas as empresas para os motoristas de aplicativo. Em 2022, 300 D1 chegaram ao Brasil e então começamos este trabalho tão importante de promoção da eletrificação da frota no país. Ambas as empresas participam da Aliança pela Mobilidade Sustentável e junto com outras 30, promovemos ações e incentivamos os drivers com novas ofertas e promoções tanto na locação quanto na compra”, declara Thiago Hipolito, diretor de Inovação da 99.
A preferência se explica pela tecnologia, mas também pela vantagem financeira. Motoristas que utilizam modelos eletrificados da BYD relatam uma economia superior a R$ 3.000 por mês em comparação a veículos tradicionais a combustão. Outras vantagens apontadas pelos motoristas parceiros são a menor necessidade de manutenção, operação mais silenciosa e experiência de condução mais confortável.
“Hoje, quase 200 mil dos nossos carros circulam pelas ruas do país, e quando consideramos que boa parte dessa frota é utilizada por motoristas de aplicativo, percebemos que estamos cumprindo a nossa missão de democratizar o acesso a um produto que, até então, era segmentado a veículos de luxo”, explica Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head de Marketing e Comercial da BYD no Brasil.
O 3º Fórum marcou também a entrada de novos parceiros que reforçam a pluralidade do ecossistema elétrico. Chegam ao grupo: GAC, Kinto, BR22, Seteloc, Bebike, Bliv, Serttel e GoMoov, que se somam às 23 empresas já participantes.
A diversidade é um trunfo importante: montadoras, locadoras, infraestrutura, bancos e iniciativas de crédito de carbono sentam à mesma mesa para pensar soluções sincronizadas — algo raro num setor historicamente fragmentado.
A matéria na íntegra pode ser lida no CicloVivo
Caravela-Portuguesa aparece nas praias de Itaúna e no Boqueirão, em Saquarema
29/01/2026
Espécies oceânicas surgem na Lagoa de Araruama; especialista explica fenômeno após aparição inusitada de tubarão
29/01/2026
Curso gratuito de design sustentável tem foco na reciclagem de plástico
29/01/2026
Ilha inabitada mais distante da costa brasileira recupera vegetação após exterminar cabras que devastaram área verde
29/01/2026
Pólen quadruplica impacto ambiental em 2025
29/01/2026
Mundo gasta 30 vezes mais contra a natureza do que a favor
29/01/2026
