UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Rio registra a temperatura mais alta do ano

13/01/2026

A cidade do Rio de Janeiro registrou a temperatura mais alta dos primeiros dias de janeiro, com os termômetros marcando 41,4ºC em Santa Cruz, na zona oeste, de acordo com o Sistema Alerta Rio.
Entre esta terça-feira (13) e a próxima sexta-feira (16), o Sistema Alerta Rio informa que por conta da atuação de áreas de instabilidade, associadas ao calor, a previsão para a cidade é de céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva isoladas na tarde e noite. Os ventos estarão moderados. Para esta terça-feira, a temperatura máxima ficará em torno dos 39ºC e nos dias seguintes até sexta-feira, a máxima ficará entre 36°C e 37ºC.
O Centro de Inteligência em Saúde do Estado do RJ informa que há previsão de excesso de calor em sete dos 92 municípios fluminenses que entraram em nível Laranja – Severo. A capital fluminense entrou na lista, e continua na terça-feira, com estimativa de nível Vermelho – Extremo em Guapimirim, na região metropolitana.
Para enfrentar o calor extremo, a Secretaria de Saúde instalou pontos de hidratação externa nas 27 unidades de Pronto Atendimento (UPA) para a população vulnerável. O Samu 192 reforçou o atendimento com motolâncias e veículos de intervenção rápida em pontos estratégicos da capital fluminense. As unidades de saúde adotaram protocolos específicos de classificação de risco e oferecem sais de hidratação para idosos e crianças.

Fonte: Ciclo Vivo

Novidades

Caravela-Portuguesa aparece nas praias de Itaúna e no Boqueirão, em Saquarema

29/01/2026

Caravelas-portuguesas deram as caras neste fim de semana nas praias de Itaúna e do Boqueirão, dois d...

Espécies oceânicas surgem na Lagoa de Araruama; especialista explica fenômeno após aparição inusitada de tubarão

29/01/2026

A presença de tubarões e de outras espécies oceânicas na Lagoa de Araruama, em Cabo Frio, na Região ...

Curso gratuito de design sustentável tem foco na reciclagem de plástico

29/01/2026

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de design sustentável do Ateliê Criativo, destinad...

Ilha inabitada mais distante da costa brasileira recupera vegetação após exterminar cabras que devastaram área verde

29/01/2026

Ponto mais distante do litoral brasileiro, a Ilha de Trindade já chegou a ter sua vegetação destruíd...

Mundo gasta 30 vezes mais contra a natureza do que a favor

29/01/2026

Para cada US$1 investido na proteção da natureza, o mundo direciona US$30 para atividades que a dest...