
27/01/2026
Um grupo de pesquisadores abraçou uma missão, no Rio de Janeiro. Repovoar a Floresta da Tijuca com araras-canindés. E depois de um período de adaptação dentro de um viveiro na mata, chegou o grande dia.
Dois mil e vinte e seis mal começou, mas já reúne alguns dos melhores momentos do ano…
"Não dormi bem à noite e tudo esperando esse momento. Muitos meses esperando", diz Matheus Sette Câmara, biólogo do Refauna.
Os motivos estão na mata. O viveiro gigante vai ser aberto para o voo livre da arara-canindé. Antes: café da manhã e E pesquisadores concentrados.
"Elas têm que estar bem para voar, tem o treinamento alimentar, a gente vai fazendo a transição, oferecendo os frutos que ela vai encontrar na floresta", diz Joana Macedo, diretora do Refauna.
As quatro araras-canindés foram trazidas em junho do interior de São Paulo para o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. Um momento histórico que o Jornal Nacional acompanhou.
A reintrodução dos animais faz parte do projeto Refauna, com o apoio do ICMBio e de outras instituições. Foram sete meses até este momento. O primeiro voo foi o da "Fernanda" decidida e rápida.
Duas horas depois, a "Suelli" com cautela, de olho no lanche. E a "Fátima", desconfiada, esperou três dias até encarar a floresta.
Esse momento é bem delicado - poucas pessoas podem se aproximar do recinto, exatamente para não estressar os animais. Depois dessa soltura, o trabalho não vai parar. Outras seis araras Canindés vão ser reintroduzidas na floresta nesse primeiro semestre, e vão passar pelo mesmo processo de ambientação e soltura.
Conclua esta leitura acessando o JN
Caravela-Portuguesa aparece nas praias de Itaúna e no Boqueirão, em Saquarema
29/01/2026
Espécies oceânicas surgem na Lagoa de Araruama; especialista explica fenômeno após aparição inusitada de tubarão
29/01/2026
Curso gratuito de design sustentável tem foco na reciclagem de plástico
29/01/2026
Ilha inabitada mais distante da costa brasileira recupera vegetação após exterminar cabras que devastaram área verde
29/01/2026
Pólen quadruplica impacto ambiental em 2025
29/01/2026
Mundo gasta 30 vezes mais contra a natureza do que a favor
29/01/2026
