
05/02/2026
Centenas de camarões de água doce foram encontrados mortos às margens do rio Tietê no interior de São Paulo. Eles começaram a aparecer na segunda-feira (2) em uma prainha de Igaraçu do Tietê, a 289 km da capital paulista.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente da cidade, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) foi informada sobre o ocorrido e chamada para vistoriar o local. Técnicos do órgão ambiental coletaram amostras de água e dos espécimes afetados para analisar a mortandade.
Em nota, a Prefeitura de Igaraçu do Tietê afirmou que o fenômeno pode ter sido causado pela redução do oxigênio dissolvido na água do rio.
"Esta é uma situação complexa, que costuma envolver uma combinação de diversos fatores, incluindo variações climáticas, questões ambientais e intervenções humanas", diz o comunicado.
A Secretaria do Meio Ambiente faz uma apuração para descobrir as causas da mortandade e tomar providências.
"A Prefeitura de Igaraçu do Tietê reafirma o seu compromisso com a preservação dos recursos hídricos e continuará monitorando a área, mantendo a população informada sobre os desdobramentos do caso", completa a nota oficial.
Com 23 mil moradores, a cidade é uma estância turística desde 1994 e a prainha onde os camarões apareceram mortos é uma das áreas de lazer do local.
Fonte: Folha de S. Paulo
Recuperação da baleia-jubarte evidencia importância da ciência para conservação
24/09/2026
Mercado condominial brasileiro tem seu 1º relatório de sustentabilidade
24/09/2026
Entre os lugares mais áridos da Terra, Deserto do Atacama floresce após chuvas intensas provocadas pelo El Niño
24/09/2026
China amplia vantagem com energia limpa
24/09/2026
Pesquisadores usam fezes humanas para criar concreto mais resistente
24/09/2026
Super El Niño pode matar mais de 450 mil pessoas ao redor do mundo, dizem cientistas, e o Brasil será quinto país mais atingido
24/09/2026
