UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Procuradoria-Geral é contra retomada de Belo Monte

30/08/2012

A Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu em 27/08 parecer contrário ao pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), feito ao Supremo Tribunal Federal (STF), para que as obras da usina hidrelétrica de Belo Monte sejam retomadas. No documento, a PGR diz que as comunidades indígenas deveriam ter sido consultadas antes que o decreto legislativo que autorizou a instalação da usina, em 2005, fosse aprovado pelo Congresso.
"A concessão de medida liminar postulada condenaria os povos indígenas alcançados por Belo Monte a um fato consumado", afirmou a PGR no parecer. "Ainda há tempo para que o Congresso Nacional promova a oitiva dessas comunidades e delibere adequadamente. Mas, à medida que o empreendimento avança, mais remota fica essa possibilidade", acrescentou o documento, assinado pelo procurador-geral, Roberto Gurgel, e pela vice-procuradora, Deborah Duprat.
A PGR sustenta ainda que atender ao pedido da AGU para retomar as obras teria efeito "potencialmente dramático", pois "se estará enfraquecendo, a um só tempo, a luta cotidiana por uma sociedade de fato plural, e o espaço do Brasil no sistema interamericano de direitos humanos".
Com a manifestação da Procuradoria-Geral da República, já é possível que o presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto, analise o caso.

Continue lendo a matéria aqui

Novidades

Secas mais longas podem ameaçar segurança hídrica de Rio e São Paulo, aponta estudo

25/08/2026

A segurança hídrica de milhões de pessoas no Sudeste pode enfrentar novos desafios nas próximas déca...

Prefeitura de SP ainda não regulamentou lei contra plásticos descartáveis

25/08/2026

Seis anos após a aprovação da Lei Municipal nº 17.261/2020, a Oceana, o Instituto de Defesa de Consu...

Vírus letal reduz em 83% população de pererecas em reserva da mata atlântica

25/08/2026

Um patógeno altamente letal está por trás da morte em massa de girinos e do rápido declínio populaci...

Espalhadas pelo ar, partículas de isopor se acumulam em ruas e piscinas de região de Fortaleza

25/08/2026

Uma região da cidade de Fortaleza, no Ceará, passou a conviver com partículas de isopor que se espal...