
26/02/2026
Mesmo diante da emergência climática, 47% dos currículos nacionais de 100 países ainda não mencionam o tema, e 20% dos professores dizem não se sentir preparados para orientar os alunos sobre como agir. Os dados são da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em resposta a esse cenário, a Reconectta, por meio da iniciativa Escolas pelo Clima, impulsiona ações nas instituições de ensino e se consolida como a maior comunidade de educação e ação climática do Brasil, reunindo mais de 1 milhão de estudantes e 100 mil educadores por meio de formações, materiais e articulação em rede.
Idealizado pela Reconectta, negócio social certificado pelo Sistema B, especializado em Educação para Sustentabilidade e com mais de 10 anos de atuação, o Escolas pelo Clima é totalmente gratuito, com inscrição on-line. A iniciativa foi criada para apoiar escolas na incorporação estruturada da agenda climática e contribuir para que empresas fortaleçam seu compromisso socioambiental por meio de soluções educacionais reaplicáveis e escaláveis.
De acordo com Livia Ribeiro, sócia-fundadora da Reconectta, engenheira ambiental pela UNESP, com MBA em Gestão de Empresas com formação modular em UC Berkeley na área de inovação e especialização em Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis na USP-ESALQ, o movimento tem presença em diferentes partes do país. “Estamos presentes em mais de 480 municípios de todas as regiões do Brasil, com 1.500 instituições signatárias, sendo cerca de 70% da rede pública”, afirma.
Termine de ler esta matéria clicando no CicloVivo
Baleias-jubarte voltam a aparecer no litoral do Rio e imagens registram o espetáculo
18/06/2026
Paisagista leva mais de 3 mil plantas para a fachada da CASACOR
18/06/2026
Ameaçado de extinção, surdo e desajustado: conheça sapinho-pingo-de-ouro que mede 1 cm encontrado no ES
18/06/2026
Superfície coberta por água na amazônia aumenta 2,6%, diz MapBiomas
18/06/2026
Nova Norma da SBTi pode potencializar crédito de carbono da reciclagem
18/06/2026
Bitucas viram moeda de troca por alimentos na Holanda
18/06/2026
