UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
E-book gratuito ensina como trabalhar reciclagem na escola

03/03/2026

Como engajar adolescentes no tema da reciclagem na escola? Desenvolver projetos pedagógicos conectados a problemas reais é um dos principais desafios das salas de aula. Pensando nisso, as pesquisadoras da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Thalita Martins de Oliveira e Rosebelly Nunes Marques, lançaram o livro Reciclando Ideias: Sequências Didáticas STEAM sobre Resíduos para o Ensino Médio.
A obra integra a série STEAM na Prática e está disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP. Com 73 páginas, o e-book funciona como um guia estruturado para professores que desejam trabalhar reciclagem, sustentabilidade e gestão de resíduos de forma interdisciplinar e prática em sala de aula.
A abordagem (STEAM — Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) é apresentada como estratégia para enfrentar desafios complexos como consumo excessivo, descarte inadequado e impactos ambientais.
O material defende que discutir resíduos de maneira superficial não gera transformação. É necessário estimular investigação, pensamento crítico e tomada de decisão. Ao integrar diferentes áreas do conhecimento, os estudantes são convidados a:

♻️ Formular perguntas relevantes

♻️ Testar soluções para problemas reais

♻️ Comunicar ideias em múltiplas linguagens

♻️ Desenvolver protagonismo e responsabilidade social

Essa proposta dialoga diretamente com competências exigidas no ensino médio e com as demandas da educação para a sustentabilidade.
“O STEAM, enquanto abordagem integradora, tem sido defendido como caminho para uma educação significativa e conectada aos problemas contemporâneos. No entanto, ainda é comum que professores se sintam inseguros diante dessa proposta, seja pela ausência de exemplos concretos, seja pela dificuldade de operacionalizar atividades interdisciplinares. Este livro contribui para enfrentar esse desafio ao apresentar sequências didáticas estruturadas, ancoradas em temas relevantes e alinhadas a uma perspectiva de sustentabilidade e responsabilidade social”, afirma Segundo Marcos César Rodrigues de Miranda, doutorando em Ecologia Aplicada (Esalq-USP) e professor da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que assina o prefácio.

Termine de ler esta mensagem clicando no CicloVivo

Novidades

Dragão-de-komodo? Lagarto de grandes proporções é flagrado caminhando pela areia da Praia da Barra; veja vídeo

08/10/2026

Por alguns instantes, quem viu o animal ao vivo ou assistiu ao vídeo que relatava sua presença na Pr...

Jacareí vai plantar mil árvores com ajuda de moradores

08/10/2026

Mais de 1.000 plantios para embelezar e refrescar a cidade. É o que os moradores de Jacareí podem es...

País tem 30 milhões de crianças sob risco climático e El Niño forte pode agravar cenário, alerta Unicef

08/10/2026

Mais de 30 milhões de crianças estão expostas a dois ou mais riscos climáticos no Brasil, segundo an...

Seca e calor extremos do último El Niño antecipam ´novo normal´ nas florestas tropicais

08/10/2026

Cerca de 75% das áreas das florestas tropicais do mundo enfrentaram pelo menos seis meses de seca e ...

A embalagem flexível é vilã ou aliada da sustentabilidade?

08/10/2026

A leveza que torna o material eficiente na fábrica é a mesma que o faz perder valor na cooperativa. ...

Ambulância solar leva atendimento a áreas remotas do Quênia

08/10/2026

Em regiões rurais do Quênia, chegar a um hospital pode ser um desafio que começa muito antes de uma ...