
10/03/2026
Quando a palavra cientista é citada, muitas vezes ela é associada a exemplos masculinos como Newton, Einstein e Darwin e Stephen Hawking. Mas a verdade é que, além destes homens, muitas mulheres dedicaram a vida à ciência, estudando o mundo em que vivemos e fizeram importantes descobertas, que revolucionaram a ciência e a maneira como enxergamos o universo.
Segundo dados da Unesco, de 2018, as mulheres compõem apenas 28% do cenário mundial da ciência. Vale lembrar que o acesso das mulheres a educação formal e carreiras em certas áreas da ciência nem sempre foi permitido, e mesmo assim as cientistas escreveram importantes histórias de descobertas e conquistas.
No mês da mulher, lembramos 10 mulheres que escreveram seus nomes na história e fazem parte do grupo de cientistas mais importantes do mundo.
Ada Lovelace, Matemática
* 1815 † 1852
Ada Lovelace é reconhecida como a primeira programadora de computadores, muito antes dos computadores modernos serem inventados. Seus estudos sobre a máquina analítica de Charles Babbage (um computador programável para usos genéricos) é considerado o primeiro algoritmo para computação do mundo.
Marie Curie, Física e Química
* 1867- †1934
A contribuição mais importante de Marie Curie para a humanidade foi a descoberta da radioatividade, que levou à invenção do raio-x móvel, que foi usado durante a I Guerra Mundial. Com seu marido, Pierre, Marie também descobriu os elementos radioativos polônio e rádio – e desenvolveu técnicas que permitem isolar isótopos radioativos. Em 1903, ela foi a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel. Depois de receber o Prêmio Nobel de Física, ela recebeu um Prêmio Nobel de Química e se tornou a primeira pessoa na história a receber duas premiações.
Janaki Ammal, Botânica
* 1897 † 1984
Janaki foi a primeira mulher a estudar as plantas na Índia. Ela desenvolveu uma série de espécies híbridas que são cultivadas até hoje. Ammal também foi uma importante ativista Ambiental e lutou pela preservação da biodiversidade no país.
Chien-Shiung Wu, Física
* 1912 † 1997
Wu foi a primeira cientista a confirmar – e depois aprimorar – a teoria de Decaimento Beta de Enrico Fermi. Ela ficou famosa pelo “Experimento de Wu”, que derrubou a teoria da paridade na física. Esta descoberta levou a um Prêmio Nobel que foi dado aos cientistas homens que trabalharam com ela, apesar de Wu ter sido figura central destes estudos.
Veja as outras seis mulheres clicando no CicloVivo
Baleias-jubarte voltam a aparecer no litoral do Rio e imagens registram o espetáculo
18/06/2026
Paisagista leva mais de 3 mil plantas para a fachada da CASACOR
18/06/2026
Ameaçado de extinção, surdo e desajustado: conheça sapinho-pingo-de-ouro que mede 1 cm encontrado no ES
18/06/2026
Superfície coberta por água na amazônia aumenta 2,6%, diz MapBiomas
18/06/2026
Nova Norma da SBTi pode potencializar crédito de carbono da reciclagem
18/06/2026
Bitucas viram moeda de troca por alimentos na Holanda
18/06/2026
