UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Baleia encalhada na Alemanha é solta após operação dramática de resgate

05/05/2026

A baleia apelidada de Timmy, cuja saga mobilizou a opinião pública alemã desde o início de março, foi finalmente solta no Mar do Norte na manhã deste sábado (2), a cerca de 70 quilômetros da costa de Skagen, na Dinamarca.
O animal, de cerca de 10 metros e 12 toneladas, deixou a balsa de transporte especial por conta própria, após uma complexa operação logística.
Especialistas acreditam que, em março, ele tenha se perdido enquanto seguia um cardume ou percorria uma rota migratória.
Timmy sobreviveu a uma viagem de vários dias saindo da costa alemã no Mar Báltico. A decisão pelo transporte foi tomada após diversas tentativas frustradas de fazer o animal nadar sozinho no oceano. Em todas, a baleia acabou encalhando novamente, apresentando sinais crescentes de exaustão e estresse.
Ativistas e equipes de resgate expressaram um otimismo cauteloso. Segundo a agência de notícias AFP, membros da equipe relataram que, logo após a soltura, Timmy começou a nadar na direção correta. O objetivo é que ele siga caminho rumo ao Oceano Atlântico.
No entanto, o estado de saúde do animal é delicado. Especialistas alertam que a transição para águas mais frias e salgadas não garante a sobrevivência, já que a condição física de Timmy se deteriorou consideravelmente durante o período em que esteve encalhado.
O tempo que passou nas águas rasas e menos salinas do Báltico cobrou seu preço. Além do estresse dos constantes encalhes próximo à cidade de Wismar, Timmy desenvolveu uma grave condição de pele. Para aliviar as feridas, socorristas chegaram a aplicar quilos de pomada de zinco no corpo do animal.
Além disso, baleias que ficam imóveis por muito tempo sofrem de rigidez muscular e podem não conseguir subir à superfície para respirar.

O resgate de Timmy gerou polêmica no mundo inteiro:

🐳​ O plano, de iniciativa privada, foi financiado por dois empresários e propôs o transporte por balsa até o Mar do Norte.
🐳​ Parte da comunidade científica alertou que o animal estava fraco demais e deveria ser deixado para "morrer em paz", argumentando que ele procurou águas rasas justamente por estar exausto.
🐳​ Após protestos de ativistas na praia e uma cobertura midiática intensa — com jornais enviando alertas de celular para cada pequena mudança no quadro clínico —, o Ministro do Meio Ambiente do estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental deu o aval para a operação.

"A questão era se devíamos deixá-la morrer ou tentar uma última cartada para devolvê-la ao Atlântico", resumiu um dos envolvidos no projeto.

Fonte: g1

Novidades

Baleias-jubarte voltam a aparecer no litoral do Rio e imagens registram o espetáculo

18/06/2026

Um salto de poucos segundos foi suficiente para transformar uma manhã comum no mar do Rio em um dos ...

Paisagista leva mais de 3 mil plantas para a fachada da CASACOR

18/06/2026

Em sua primeira participação solo na CASACOR São Paulo, a paisagista Maria Fernanda Marques leva sua...

Ameaçado de extinção, surdo e desajustado: conheça sapinho-pingo-de-ouro que mede 1 cm encontrado no ES

18/06/2026

Surdo, desajeitado, do tamanho de uma unha, colorido e sensível: este é o sapinho-pingo-de-ouro, anf...

Superfície coberta por água na amazônia aumenta 2,6%, diz MapBiomas

18/06/2026

Rios, lagos e outros corpos hídricos da amazônia brasileira se recuperaram em 2025 após dois anos co...

Nova Norma da SBTi pode potencializar crédito de carbono da reciclagem

18/06/2026

A agenda climática corporativa vive um momento de inflexão. Durante anos, empresas comprometidas com...