UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
VÍDEO: Elefante-marinho é flagrado às margens do Rio Piraquê-Açu em Aracruz

07/05/2026

Um elefante-marinho foi visto às margens do Rio Piraquê Açu, em Aracruz, no litoral Norte do Espírito Santo, neste domingo (3). O registro foi feito por pessoas que navegavam pelo local. A prefeitura do município informou que o animal está sendo monitorado pelo Instituto ORCA.
As imagens mostram o elefante-marinho, de nome científico Mirounga leonina, aparentemente tranquilo, enquanto descansava no local.
A Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz informou que foi acionada, mas que a responsabilidade por uma possível captura ou reabilitação do animal é do Instituto ORCA.
Procurado pela reportagem, o Instituto ORCA informou que monitora a situação, mas até o momento o animal aparenta bom estado geral, comportamento ativo, alimentação regular e deslocamento ao longo do curso do rio.
Por esse motivo, não há necessidade de capturar o elefante-marinho. O animal foi visto pela última vez nesta segunda-feira (4) na mesma região.
O Instituto reforça que a população não deve se aproximar do animal por se tratar de uma espécie silvestre, de grande porte, que pode reagir de maneira imprevisível quando perturbada, representando risco à segurança das pessoas.
Além disso, a aproximação e qualquer tipo de interferência podem causar estresse, interromper o comportamento natural, comprometer sua alimentação e deslocamento, e prejudicar diretamente sua saúde e bem-estar.

Confira as orientações:

🚶‍♂ Não se aproximar
🔇 Não fazer barulho
🐾 Não assustar o animal

Caso encontre novamente o elefante-marinho, compartilhar qualquer informação ou registro com a equipe do Instituto pelos telefones 0800-991-4800 ou (27) 99730-3518.
Na manhã desta terça-feira (5), o g1 procurou o Instituto ORCA para atualizar informações sobre o elefante-marinho, mas ainda não há atualizações.
Um outro elefante-marinho ficou famoso por visitar várias vezes o estado entre os anos de 2014 e 2015. O animal gostou tanto do estado que foi até carinhosamente apelidado de Fred.
Na época, Fred foi monitorado pelo Instituto Orca e apareceu com vários ferimentos. O animal fez paradas em uma praia particular próximo ao Farol Santa Luzia, em Vila Velha, e na Praia da Costa, na mesma cidade.
O animal tinha 3,5 metros e pesava mais de 400 quilos. Como o elefante-marinho apareceu pela primeira vez na época da Copa, Fred ganhou esse apelido em homenagem ao jogador brasileiro que se destacou na Copa do Mundo por ficar "parado" em campo.
Os elefantes-marinhos são animais mamíferos que podem chegar até 6 toneladas. Os machos quando atingem a idade adulta adquirem uma tromba que é utilizada principalmente na hora de disputa por fêmeas. A espécie é encontrada principalmente na Antártida.

Fonte: g1

Novidades

VÍDEO: baleia franca e filhote ´dançam´ em flagra de fotógrafo no Arpoador

06/08/2026

Uma baleia franca e seu filhote foram flagrados pelo fotógrafo Gabriel Klabin no Arpoador, Zona Sul ...

Após ´alerta severo´ da Defesa Civil, entenda se ciclone bomba pode atingir o Rio

06/08/2026

O alerta severo disparado pela Defesa Civil da cidade do Rio por volta das 5h da manhã desta quarta-...

Especialistas indígenas preservam abelhas nativas sem ferrão em SP e fazem alerta

06/08/2026

Marcio Karai acomoda-se sobre um tronco de árvore perto de sua casa, nos arredores de São Paulo, e p...

Turismo de avistamento de baleias tem regras, e especialistas defendem melhor fiscalização

06/08/2026

Em meio à expansão do avistamento de baleias-jubarte no litoral paulista, uma cena chamou a atenção ...

Baleia-jubarte passa debaixo de caiaque e surpreende grupo no ES: ´Achei que ia me derrubar´, diz instrutor; assista VÍDEO

06/08/2026

Uma baleia-jubarte surpreendeu um grupo de praticantes de caiaque durante um passeio no início da ma...

Embalagem flexível é principal rejeito em cooperativas de reciclagem

06/08/2026

Numa cooperativa de reciclagem, rejeito não é sinônimo de lixo comum, é o material que chega, é tria...