UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Moringa pode remover até 98,5% dos microplásticos da água

12/05/2026

Uma árvore conhecida por suas propriedades medicinais há milhares de anos também pode ajudar a humanidade a enfrentar o problema da poluição por microplásticos. A moringa, frequentemente chamada de “árvore milagrosa”, conquistou essa reputação no passado por suas qualidades curativas e nutricionais, mas um estudo recente revelou um novo potencial: a capacidade de filtrar microplásticos da água com eficácia semelhante à de soluções baseadas em metais pesados.
Quando utilizadas em uma máquina que simula o funcionamento do tratamento de água municipal, as sementes de moringa conseguiram filtrar 98,5% das partículas de microplástico de PVC, um dos tipos mais nocivos. O resultado chama a atenção diante da dimensão global do problema. Os microplásticos, que variam de fragmentos visíveis a partículas microscópicas com até 1/25.000 da espessura de um fio de cabelo humano, já foram encontrados em praticamente toda a Terra, das correntes de jato às profundezas dos oceanos.
Essas partículas também têm sido detectadas em todos os órgãos humanos examinados, do cérebro à placenta. Estima-se que uma pessoa comum possa consumir, apenas por meio da água potável e do ar urbano, o equivalente a até 10 cartões de crédito em plástico por ano. Embora ainda não haja consenso sobre os impactos diretos disso na mortalidade, já se sabe que o plástico atua como um disruptor endócrino, interferindo na sinalização e na recepção hormonal do organismo.
Diante de um cenário que tende a se agravar com o aumento da produção e do consumo desse material, cresce a urgência por soluções eficazes. O Dr. Adriano Gonçalves dos Reis, professor do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, estuda a moringa há anos e aponta suas sementes como uma alternativa promissora no combate à poluição por microplásticos. Nos testes realizados, os pesquisadores avaliaram o potencial das sementes como coagulante, capaz de agrupar partículas dispersas na água e depois removê-los. Para isso, o PVC foi previamente degradado até atingir partículas com cerca de um quarto da espessura de um fio de cabelo humano. Em seguida, a água contaminada passou por um circuito de coagulação, floculação e filtração, processo utilizado em sistemas modernos de tratamento.
Os resultados mostraram que a moringa alcançou 98,5% de eficácia na remoção de microplásticos, desempenho comparável ao do sulfato de alumínio, conhecido como alúmen, padrão sintético amplamente utilizado. No entanto, o alúmen é um metal pesado tóxico, associado a distúrbios neurológicos, o que levanta preocupações sobre seu uso contínuo. Além disso, as sementes de moringa se mostraram ainda mais eficientes em águas mais alcalinas. Uma única semente é capaz de tratar até 10 litros de água, embora a aplicação em larga escala urbana exigisse grandes quantidades e gerasse volumes significativos de resíduos orgânicos.
Por outro lado, o próprio uso do alúmen também traz desafios: o processo produz uma lama tóxica que precisa ser descartada, e a extração do alumínio é ambientalmente custosa. Nesse contexto, o Dr. Gonçalves dos Reis acredita que o método com moringa pode ser especialmente útil em comunidades menores, onde o acesso ao alúmen é limitado ou caro. Cultivada em regiões tropicais para alimentação, fins medicinais e produção de mel, a moringa já faz parte do cotidiano de muitas comunidades rurais. Nesses locais, o aproveitamento das sementes para filtragem de água pode representar uma solução acessível, sustentável e integrada à realidade local.

Fonte: CicloVivo

Novidades

Álbum da Cidade do Rio de Janeiro, produzido em 1920, está na Biblioteca Carioca, aberta na Semana de Arte do Rio

22/09/2026

O Centro Histórico ganhou uma novidade na Semana de Arte do Rio. Após dez anos de funcionamento, a a...

Estudantes de 14 a 18 anos criam projetos de Sustentabilidade

22/09/2026

A urgência da crise climática e a busca por soluções sustentáveis ocupam a atenção da nova geração d...

Elefante Sandro, que vivia em Sorocaba (SP), é transferido para santuário em Mato Grosso

22/09/2026

O elefante asiático Sandro, de 54 anos, chegou nesta sexta-feira (18) ao Santuário de Elefantes Bras...

Ararinhas-azuis têm controle reforçado após casos de circovírus

22/09/2026

O circovírus fez o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ampliar, desde a...

Edital busca soluções que ampliem o acesso à água no Maranhão

22/09/2026

A Mamba Water abre as inscrições para o Edital Corrente Pela Água, o primeiro edital do Mamba Water ...

Mymba Kuéra: como foi o monumental resgate de mais de 30 mil animais durante a construção de Itaipu, entre o Brasil e o Paraguai

22/09/2026

"Era um grande desafio. O Paraguai nunca havia feito nada parecido, nós fomos os pioneiros." Darío P...