UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Programa vai financiar plantio de árvores nas cidades

14/05/2026

O Governo Federal anunciou, semana passada em Brasília (DF), ações para fortalecer o enfrentamento às mudanças climáticas nas cidades brasileiras. Entre as iniciativas estão o edital ArborizaCidades, que vai destinar recursos para projetos de arborização urbana, e o GEOCAU, ferramenta criada para mapear ilhas de calor e apoiar o planejamento de áreas verdes urbanas.
O edital ArborizaCidades prevê a liberação de R$ 19 milhões para municípios brasileiros elaborarem ou revisarem seus planos de enfrentamento à mudança climática e plantios de árvores. A proposta faz parte da estratégia do governo para reduzir os impactos do calor extremo, ampliar áreas verdes e melhorar a qualidade de vida nas cidades.
Os recursos deverão ser utilizados para expandir a cobertura vegetal urbana, especialmente em regiões mais vulneráveis às altas temperaturas. Além disso, há uma busca por “equilibrar” o número de árvores em diferentes bairros. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 33,7% da população vive em ruas sem árvores, evidenciando um déficit significativo de cobertura arbórea urbana. Tal desigualdade é também refletida nas dimensões geográfica, territorial e de porte dos municípios. Via de regra, as áreas mais arborizadas das cidades estão localizadas em regiões economicamente mais privilegiadas.
“Promover adaptação envolve necessariamente o combate à pobreza, à desigualdade e ao racismo ambiental. É uma ação política, mais do que técnica. O que estamos fazendo é muito mais que plantar árvores, estamos salvando vidas, promovendo a inclusão social e a democracia”, afirmou o ministro do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco.
Os recursos do ArborizaCidades são provenientes do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e do Fundo Clima e será destinado a municípios com população entre 20 mil e 750 mil habitantes. Cada projeto receberá até R$ 2 milhões a serem executados em até 36 meses.
Segundo o governo, o ArborizaCidades é o primeiro resultado do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU), lançado na COP30. O PlaNAU estabelece, como Metas Nacionais de Arborização Urbana até 2045, o aumento do número de moradores com três ou mais árvores no entorno de seus domicílios e a ampliação de 360 mil hectares de cobertura vegetal em setores censitários urbanos. Para o seu alcance, estima-se a necessidade de plantio de aproximadamente 72 milhões de árvores.
Outra novidade anunciada pelo governo foi o GEOCAU, ferramenta tecnológica que identifica ilhas de calor urbanas e ajuda gestores públicos a planejarem ações de adaptação climática.
A plataforma, desenvolvida em parceria com a Embrapa Agricultura Digital com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, reúne informações sobre o território urbano que permitem identificar, mapear e monitorar as áreas verdes e a arborização urbana. Além disso, o sistema permite localizar áreas mais quentes das cidades e direcionar políticas públicas para ampliar e qualificar espaços verdes urbanos.
A arborização urbana é uma das principais estratégias para reduzir temperaturas nas cidades e minimizar os impactos das ondas de calor. Além de gerar sombra e melhorar o conforto térmico, as árvores ajudam na qualidade do ar, na drenagem urbana e na preservação da biodiversidade.
A expectativa é que as novas ferramentas contribuam para decisões mais eficientes no combate aos efeitos das mudanças climáticas nos centros urbanos.

Fonte: CicloVivo

Novidades

Álbum da Cidade do Rio de Janeiro, produzido em 1920, está na Biblioteca Carioca, aberta na Semana de Arte do Rio

22/09/2026

O Centro Histórico ganhou uma novidade na Semana de Arte do Rio. Após dez anos de funcionamento, a a...

Estudantes de 14 a 18 anos criam projetos de Sustentabilidade

22/09/2026

A urgência da crise climática e a busca por soluções sustentáveis ocupam a atenção da nova geração d...

Elefante Sandro, que vivia em Sorocaba (SP), é transferido para santuário em Mato Grosso

22/09/2026

O elefante asiático Sandro, de 54 anos, chegou nesta sexta-feira (18) ao Santuário de Elefantes Bras...

Ararinhas-azuis têm controle reforçado após casos de circovírus

22/09/2026

O circovírus fez o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ampliar, desde a...

Edital busca soluções que ampliem o acesso à água no Maranhão

22/09/2026

A Mamba Water abre as inscrições para o Edital Corrente Pela Água, o primeiro edital do Mamba Water ...

Mymba Kuéra: como foi o monumental resgate de mais de 30 mil animais durante a construção de Itaipu, entre o Brasil e o Paraguai

22/09/2026

"Era um grande desafio. O Paraguai nunca havia feito nada parecido, nós fomos os pioneiros." Darío P...