
21/05/2026
Mais de 14 mil ursos foram mortos no Japão em um ano, de abril de 2025 a março de 2026. O país aplica, desde o ano passado, uma política para redução das populações desses animais.
O número de ursos capturados e abatidos quase triplicou em relação ao ano anterior, chegando a 14.601, uma média de 40 por dia. O recorde supera com folga o pico anterior, de pouco mais de 9.000 animais mortos em 2023, de acordo com dados divulgados no último dia 11 pelo Ministério do Meio Ambiente japonês.
Ataques de ursos causaram 13 mortes no país no ano passado, mais que o dobro do recorde anterior. Em 2026, um ataque fatal já foi confirmado, e há a suspeita de que outras duas mortes tenham sido causadas por ursos.
Durante o ano fiscal encerrado em 31 de março, as autoridades também registraram mais de 50 mil avistamentos de ursos em todo o país, mais que o dobro do recorde anterior, estabelecido dois anos antes, segundo os mesmos dados.
Algumas regiões do norte do Japão também relataram, em abril, mais de quatro vezes o número de avistamentos em comparação com o mesmo período do ano passado, à medida que os animais saíam da hibernação, segundo a mídia japonesa.
No ano passado, ursos foram vistos entrando em casas, circulando perto de escolas e invadindo supermercados e spas quase diariamente. Cientistas dizem acreditar que a população do animal aumentou significativamente nos últimos anos, enquanto o número de pessoas vivendo em áreas rurais diminuiu.
Diante do aumento dos ataques, o governo anunciou, em abril do ano passado, um pacote de medidas para conter os animais. Policiais japoneses armados com rifles passaram a ser autorizados a abatê-los.
Segundo especialistas, a população de ursos vem crescendo, em parte, graças à abundância de alimentos —incluindo bolotas (noz do carvalho), veados e javalis— influenciada pelo aquecimento climático. Essa "superpopulação" teria forçado os animais a deixar as montanhas, que cobrem cerca de 80% do território japonês, e a se aproximar de áreas habitadas.
A população de ursos-negros-asiáticos chegou a 42 mil apenas na ilha principal de Honshu, segundo um relatório do governo publicado em 2025. A de ursos-pardos no Japão dobrou em três décadas e hoje é estimada em 12 mil animais.
Fonte: Folha de S. Paulo
Baleias-jubarte voltam a aparecer no litoral do Rio e imagens registram o espetáculo
18/06/2026
Paisagista leva mais de 3 mil plantas para a fachada da CASACOR
18/06/2026
Ameaçado de extinção, surdo e desajustado: conheça sapinho-pingo-de-ouro que mede 1 cm encontrado no ES
18/06/2026
Superfície coberta por água na amazônia aumenta 2,6%, diz MapBiomas
18/06/2026
Nova Norma da SBTi pode potencializar crédito de carbono da reciclagem
18/06/2026
Bitucas viram moeda de troca por alimentos na Holanda
18/06/2026
