UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Operação resulta no resgate de 20 pássaros colocados para venda clandestina na Tijuca

28/05/2026

Três homens foram conduzidos à 19ª DP (Tijuca), neste domingo (25), após serem pegos vendendo clandestinamente pássaros silvestres em uma feira na Tijuca, na Zona Norte. Agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) resgataram com eles 20 aves guardadas em gaiolas de tamanho inadequado e com sinais de maus-tratos.
De acordo com a Seop - que atuou em parceria com a Subprefeitura da Tijuca e o Comando de Polícia Ambiental da PM (CPAm/PMERJ) -, denúncias recebidas no 1746, serviço telefônico da prefeitura, levaram as equipes à feira, realizada na Avenida Heitor Beltrão. No local, pássaros de diferentes espécies, como canários da terra e canários belgas, estavam armazenados em recipientes transportados em sacolas de mercado e caixas de leite, o que os sufocava.
Os homens, que pretendiam comercializar as aves por até R$ 180, não resistiram à abordagem. Na delegacia, dois deles foram liberados após prestarem depoimento. O outro acabou detido em flagrante por receptação já que portava um celular registrado como produto de furto.
A Seop informou ainda que destruiu e descartou as gaiolas. Já os animais foram soltos na natureza após passarem por avaliação veterinária.

Fonte: O Dia

Novidades

Álbum da Cidade do Rio de Janeiro, produzido em 1920, está na Biblioteca Carioca, aberta na Semana de Arte do Rio

22/09/2026

O Centro Histórico ganhou uma novidade na Semana de Arte do Rio. Após dez anos de funcionamento, a a...

Estudantes de 14 a 18 anos criam projetos de Sustentabilidade

22/09/2026

A urgência da crise climática e a busca por soluções sustentáveis ocupam a atenção da nova geração d...

Elefante Sandro, que vivia em Sorocaba (SP), é transferido para santuário em Mato Grosso

22/09/2026

O elefante asiático Sandro, de 54 anos, chegou nesta sexta-feira (18) ao Santuário de Elefantes Bras...

Ararinhas-azuis têm controle reforçado após casos de circovírus

22/09/2026

O circovírus fez o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ampliar, desde a...

Edital busca soluções que ampliem o acesso à água no Maranhão

22/09/2026

A Mamba Water abre as inscrições para o Edital Corrente Pela Água, o primeiro edital do Mamba Water ...

Mymba Kuéra: como foi o monumental resgate de mais de 30 mil animais durante a construção de Itaipu, entre o Brasil e o Paraguai

22/09/2026

"Era um grande desafio. O Paraguai nunca havia feito nada parecido, nós fomos os pioneiros." Darío P...