UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Times da natureza: uma lição de trabalho em equipe

16/06/2026

Veio a estreia do Brasil na Copa do Mundo de Futebol e o empate não agradou a torcida. Nessa hora, muita gente vira especialista e começa a falar sobre o que precisa melhorar na seleção “canarinho”. E não é só esse pássaro que entra em campo em 2026. A conexão entre futebol e natureza também está nos mascotes oficiais da Copa do Mundo FIFA 2026. O alce chamado Maple, a águia-americana batizada de Clutch, e a onça-pintada Zayu, foram escolhidos para representar, respectivamente, os países-sede Canadá, Estados Unidos e México.
No futebol, e em diversas áreas do conhecimento, a natureza deve ser inspiração. Além da espécie humana, diferentes espécies mostram que a cooperação pode ser decisiva. O trabalho em equipe entre os animais garante proteção, alimentação, cuidado com os filhotes e sobrevivência. Em campo, alguns jogadores podem melhorar muito aprendendo como é o compromisso com o grupo.
De mamíferos marinhos que coordenam movimentos em grupo a primatas conhecidos pela convivência pacífica e pelo cuidado compartilhado com os filhotes, pesquisadores da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza chamam a atenção para comportamentos que mostram como o jogo coletivo também faz parte da biodiversidade brasileira.
Entre as aves, um comportamento chama a atenção dos pesquisadores: a formação dos chamados bandos mistos, grupos compostos por diferentes espécies que se deslocam juntas pelas florestas em busca de alimento e proteção, como um “time”.
Nesses grupos, algumas espécies exercem um papel central na comunicação e no alerta contra predadores, funcionando como verdadeiras sentinelas. Enquanto isso, outras aves ocupam diferentes “posições” dentro da floresta; algumas capturam insetos no ar, outras buscam alimento nos troncos ou entre folhas secas no chão, reduzindo “individualidades” e aumentando a importância do “coletivo”.
Conforme as aves avançam pela vegetação, o movimento do grupo ajuda a espantar insetos escondidos entre folhas e galhos, beneficiando diferentes espécies ao mesmo tempo.
“Seja nas florestas ou nos gramados dos estádios, o esforço coletivo é a chave. Como em um bando misto de aves na natureza, onde espécies diferentes se deslocam em conjunto, aumentando a captura de insetos e se protegendo contra predadores, um time de futebol encontra sua força na diversidade; quando talentos distintos se unem pelo coletivo, a sobrevivência vira vitória”, afirma o biólogo Pedro Develey, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza.
Segundo o especialista, a comparação entre futebol e natureza vai além da cooperação. “No futebol, o goleiro defende — como a proteção contra predadores nos bandos mistos — e o atacante finaliza a jogada, assim como as aves que capturam suas presas. Ninguém ganha o jogo sozinho”, completa.
No ambiente costeiro-marinho, os botos-cinza (Sotalia guianensis) se destacam pela coordenação entre indivíduos. A espécie costuma viver em grupos organizados e apresenta comportamentos cooperativos importantes, principalmente durante a alimentação e o cuidado com os filhotes.
Um dos exemplos mais curiosos é a formação de verdadeiras “creches”. Enquanto parte dos adultos sai em busca de alimento, outros indivíduos permanecem próximos aos filhotes. A estratégia contribui para aumentar a segurança dos mais jovens e reforça os laços sociais entre os animais.

A íntegra desta reportagem pode ser lida no CicloVivo

Novidades

Álbum da Cidade do Rio de Janeiro, produzido em 1920, está na Biblioteca Carioca, aberta na Semana de Arte do Rio

22/09/2026

O Centro Histórico ganhou uma novidade na Semana de Arte do Rio. Após dez anos de funcionamento, a a...

Estudantes de 14 a 18 anos criam projetos de Sustentabilidade

22/09/2026

A urgência da crise climática e a busca por soluções sustentáveis ocupam a atenção da nova geração d...

Elefante Sandro, que vivia em Sorocaba (SP), é transferido para santuário em Mato Grosso

22/09/2026

O elefante asiático Sandro, de 54 anos, chegou nesta sexta-feira (18) ao Santuário de Elefantes Bras...

Ararinhas-azuis têm controle reforçado após casos de circovírus

22/09/2026

O circovírus fez o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ampliar, desde a...

Edital busca soluções que ampliem o acesso à água no Maranhão

22/09/2026

A Mamba Water abre as inscrições para o Edital Corrente Pela Água, o primeiro edital do Mamba Water ...

Mymba Kuéra: como foi o monumental resgate de mais de 30 mil animais durante a construção de Itaipu, entre o Brasil e o Paraguai

22/09/2026

"Era um grande desafio. O Paraguai nunca havia feito nada parecido, nós fomos os pioneiros." Darío P...