UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Replantio de área devastada por incêndio causado por balão na Floresta da Tijuca deve levar 2 anos

23/06/2026

Uma área da Floresta da Tijuca destruída por um incêndio provocado pela queda de um balão começou a receber novas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A ação reuniu cerca de 80 pessoas entre brigadistas e voluntários do Parque Nacional da Tijuca. O trecho deve levar pelo menos 2 anos para se recuperar.
O trabalho acontece no Morro do Anhanguera, uma das regiões atingidas pelo fogo. Para chegar ao local, é preciso percorrer um longo trajeto por estrada de terra em veículo com tração nas quatro rodas e, depois, seguir por uma trilha em meio à mata.
Nesta primeira etapa, os voluntários plantaram cerca de 500 mudas de 11 espécies nativas da Mata Atlântica. Segundo os organizadores, foram escolhidas árvores de crescimento rápido para ajudar na recuperação da vegetação da área devastada.
Entre os participantes da ação estava o engenheiro civil Eduardo Klatt Mateus, que levou o filho Guilherme para acompanhar o trabalho.
“É uma ação importante, recuperar uma área da cidade e já incluir ele nesse trabalho que é tão bonito”, afirmou.
Ao longo da trilha, os sinais da destruição ainda são visíveis. A vegetação seca e o solo marcado pelas chamas mostram o impacto do incêndio, que foi provocado pela queda de um balão e consumiu uma área equivalente a mais de três campos de futebol. As chamas permaneceram ativas por mais de 30 horas e mobilizaram um grande efetivo do Corpo de Bombeiros e brigadistas do parque.

A íntegra desta reportagem pode ser lida no g1

Novidades

Erosão na Praia da Macumba: abaixo-assinado pede solução definitiva

04/08/2026

As marcas deixadas pelas ressacas na Praia da Macumba já fazem parte da paisagem do Recreio dos Band...

Busca por imóveis com certificação sustentável cresce em Curitiba

04/08/2026

Em 2022, o U.S. Green Building Council, o principal órgão certificador de edifícios sustentáveis do ...

Cooperativa mineira gera renda para agricultores que preservam o cerrado

04/08/2026

A conservação do cerrado, bioma pressionado pelo desmatamento, depende de remunerar as comunidades q...

Araras-vermelhas dão ´beijo´ em topo de árvore e encantam moradora de MS

04/08/2026

Um casal de araras-vermelhas foi flagrado em um momento de interação no topo de uma árvore em Camapu...

Ilha que recebeu navios de cruzeiros é esquecida após COP30

04/08/2026

Oito meses após a realização da COP30, em Belém, moradores e comerciantes do distrito de Outeiro diz...

Plástico retirado de rios amazônicos vira material para construção civil

04/08/2026

Garrafas PET, embalagens e outros resíduos plásticos retirados de rios amazônicos ganharam um novo d...