UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Raupp defende desenvolvimento sustentável da Amazônia

30/10/2012

Ao abrir a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na cidade de Guajará-Mirim (RO), no dia 24/10, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, destacou a importância da Amazônia no contexto dos desafios da ciência brasileira para os tempos atuais.
Raupp apontou o papel da área de auxiliar no desenvolvimento do País, atendendo a requisitos de sustentabilidade, da economia verde e da erradicação da pobreza, temas abordados na nona edição da SNCT, neste ano. Para o ministro, ao reunir esses três elementos numa única via, o País será conduzido, inevitavelmente, para os horizontes do desenvolvimento sustentável - "um modelo de desenvolvimento em que os recursos naturais serão explorados economicamente, mas de uma maneira que sejam permanentemente conservados".
O ministro ressaltou o valor da ciência para a construção de um modelo de desenvolvimento para a região amazônica. "Nossa proposta é que a Amazônia ofereça meios de geração de trabalho e renda para seus habitantes, ao mesmo tempo que seus recursos naturais sejam preservados permanentemente", disse.
"A visita é uma oportunidade de ouro, um momento importante para um recado de que a política de ciência e tecnologia não pode ficar parada em Brasília, deve ir aos rincões do País, voltada para as reais necessidades de cada região", acrescentou o titular do MCTI. "Momento para sublinhar o papel das médias e pequenas empresas, que devem receber o apoio do Estado para poderem caminhar sozinhas."

Leia a matéria completa no Jornal da Ciência

Novidades

Secas mais longas podem ameaçar segurança hídrica de Rio e São Paulo, aponta estudo

25/08/2026

A segurança hídrica de milhões de pessoas no Sudeste pode enfrentar novos desafios nas próximas déca...

Prefeitura de SP ainda não regulamentou lei contra plásticos descartáveis

25/08/2026

Seis anos após a aprovação da Lei Municipal nº 17.261/2020, a Oceana, o Instituto de Defesa de Consu...

Vírus letal reduz em 83% população de pererecas em reserva da mata atlântica

25/08/2026

Um patógeno altamente letal está por trás da morte em massa de girinos e do rápido declínio populaci...

Espalhadas pelo ar, partículas de isopor se acumulam em ruas e piscinas de região de Fortaleza

25/08/2026

Uma região da cidade de Fortaleza, no Ceará, passou a conviver com partículas de isopor que se espal...