UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Governo vai catalogar práticas adotadas para reduzir efeitos da seca

08/01/2013

O governo quer incentivar os pequenos produtores nas regiões que enfrentam a seca a adotar ações para conviver com a situação. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) está articulando a catalogação de práticas já adotadas para reduzir os impactos da estiagem, para que sejam divulgadas a outros produtores. Porém, essa ajuda não virá neste ano: a conclusão da primeira fase do levantamento está prevista apenas para 2014.
O projeto foi lançado pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e pela Rede de Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), com o apoio do MMA, e deve começar a ser executado somente em março. As práticas adotadas por cerca de 900 famílias, em nove estados, devem ser analisadas para constar no estudo. As ações que devem ser apontadas como sugestões de boas práticas incluem desde práticas mais simples, como a indicação da quantidade d´água a ser usada na irrigação, até manejo florestal para produção de lenha, informou o MMA.
- Alguns (produtores) até conseguem passar pela estiagem quase sem perceber - afirma um dos coordenadores do projeto na Rede ASA, Antônio Barbosa, sobre as famílias que serão consultadas para informar quais ações adotaram.
Segundo o MMA, 16% do território brasileiro sofre com a desertificação, em 1.488 municípios (27% do total de municípios brasileiros), e atinge cerca de 31,6 milhões de habitantes (17% da população brasileira). Nestas áreas habitam 65% dos cidadãos considerados pobres do país.

Leia mais em O Globo

Novidades

Secas mais longas podem ameaçar segurança hídrica de Rio e São Paulo, aponta estudo

25/08/2026

A segurança hídrica de milhões de pessoas no Sudeste pode enfrentar novos desafios nas próximas déca...

Prefeitura de SP ainda não regulamentou lei contra plásticos descartáveis

25/08/2026

Seis anos após a aprovação da Lei Municipal nº 17.261/2020, a Oceana, o Instituto de Defesa de Consu...

Vírus letal reduz em 83% população de pererecas em reserva da mata atlântica

25/08/2026

Um patógeno altamente letal está por trás da morte em massa de girinos e do rápido declínio populaci...

Espalhadas pelo ar, partículas de isopor se acumulam em ruas e piscinas de região de Fortaleza

25/08/2026

Uma região da cidade de Fortaleza, no Ceará, passou a conviver com partículas de isopor que se espal...