UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Peixes no Arroio Dilúvio chamam atenção dos porto-alegrenses e intrigam especialistas

17/01/2013

Acostumados a ver o Dilúvio apenas com águas escuras e aparentemente sem vida, os porto-alegrenses foram surpreendidos nos últimos dias por um cardume de peixes no arroio. Concentrados abaixo da ponte da avenida Getúlio Vargas, os animais chamaram a atenção pela quantidade e despertaram a curiosidade sobre o motivo da sua presença.
O biólogo e professor da PUCRS, Nelson Fontoura, afirma que, aparentemente, trata-se de um cardume de tilápias, espécie que não faz parte da fauna do Guaíba. Surpreendido pela quantidade de peixes, o professor afirma que a presença do cardume é um mau sinal para a saúde do rio:
- A presença de espécies não nativas é a segunda maior causa de perda de biodiversidade, só perde para a degradação de habitat (desmatamento, lançamento de efluentes nas águas, etc). Um cardume grande como esse pode prejudicar as populações nativas do rio, pois elas acabam competindo entre si e, de diversas formas, alterando o ecossistema.
Ainda segundo o professor, os peixes devem ter chegado ao Dilúvio pelo rio Guaíba em um movimento migratório que é comum, especialmente nesta época do ano, em função da reprodução e devem acabar morrendo por causa da baixa quantidade de oxigênio das águas do arroio. O que intriga o especialista é como este peixe chegou ao Guaíba, já que esta não é uma espécie nativa do rio.

Saiba mais clicando aqui

Novidades

Secas mais longas podem ameaçar segurança hídrica de Rio e São Paulo, aponta estudo

25/08/2026

A segurança hídrica de milhões de pessoas no Sudeste pode enfrentar novos desafios nas próximas déca...

Prefeitura de SP ainda não regulamentou lei contra plásticos descartáveis

25/08/2026

Seis anos após a aprovação da Lei Municipal nº 17.261/2020, a Oceana, o Instituto de Defesa de Consu...

Vírus letal reduz em 83% população de pererecas em reserva da mata atlântica

25/08/2026

Um patógeno altamente letal está por trás da morte em massa de girinos e do rápido declínio populaci...

Espalhadas pelo ar, partículas de isopor se acumulam em ruas e piscinas de região de Fortaleza

25/08/2026

Uma região da cidade de Fortaleza, no Ceará, passou a conviver com partículas de isopor que se espal...