UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Pássaro super raro é visto em reserva na Bahia

29/01/2013

O primeiro ninho de um dos pássaros mais raros do mundo — o entufado-baiano (Merulaxis stresemanni) — foi descoberto na Reserva Mata do Passarinho, na fronteira entre Bahia e Minas Gerais, informou a Organização Não Governamental (ONG) American Bird Conservancy. Os pesquisadores brasileiros Dimas Pioli e Gustavo Malacco filmaram o ninho localizado num árvore a cerca de três metros do chão dentro da reserva.
“Esta é a descoberta de uma vida, que se tornou ainda mais gratificante pelo fato de que não só encontraram aves adultas vivas, mas também descobriram fortes evidências de vários filhotes também”, afirmou num comunicado à imprensa Alexandre Enout, diretor da reserva. “É urgente nós protegermos mais a Mata Atlântica nesta área e em áreas onde a floresta foi derrubada. É a melhor maneira de salvar esta espécie e seu habitat”.
O entufado-baiano é uma das espécies mais ameaçadas no mundo. Ficou 50 anos sem ser visto até que foi redescoberto em 1995 numa floresta em Una, município no Estado da Bahia. A população mundial deste pássaro é menor do que 15 indivíduos. Ele foi desaparecendo em decorrência de fogueiras, derrubada de árvores e de desmatamento com vistas à agricultura e à pecuária.

Leia mais clicando aqui

Novidades

Secas mais longas podem ameaçar segurança hídrica de Rio e São Paulo, aponta estudo

25/08/2026

A segurança hídrica de milhões de pessoas no Sudeste pode enfrentar novos desafios nas próximas déca...

Prefeitura de SP ainda não regulamentou lei contra plásticos descartáveis

25/08/2026

Seis anos após a aprovação da Lei Municipal nº 17.261/2020, a Oceana, o Instituto de Defesa de Consu...

Vírus letal reduz em 83% população de pererecas em reserva da mata atlântica

25/08/2026

Um patógeno altamente letal está por trás da morte em massa de girinos e do rápido declínio populaci...

Espalhadas pelo ar, partículas de isopor se acumulam em ruas e piscinas de região de Fortaleza

25/08/2026

Uma região da cidade de Fortaleza, no Ceará, passou a conviver com partículas de isopor que se espal...