UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
ONU lança centro de tecnologia para redução de emissão de gases do efeito estufa

26/02/2013

No último dia do encontro que reuniu ministros do meio ambiente e diplomatas de todo mundo, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) lançou um centro de tecnologia climática que tem como objetivo transferir tecnologias e expertise para os países em
desenvolvimento poderem reduzir a emissão de gases estufa e os efeitos da seca, erosão do solo e outros impactos causados pelas mudanças climáticas.
O centro vai funcionar com parceria com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi) e outras 11 entidades internacionais dedicadas à pesquisa e desenvolvimento. Esse consórcio é resultado da decisão da Conferência de Mudanças Climáticas ocorrida em 2010, em Cancún, no México.
De acordo com o diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, o centro vai trabalhar para remover barreiras políticas e tentar mobilizar fundos para que os países em desenvolvimento tenham acesso a tecnologias que lhes permitam atuar com mais eficiência.
- Sob a liderança do Pnud, o centro vai trabalhar para acelerar o uso de novas tecnologias para melhorar vidas de milhões de pessoas nos países em desenvolvimento - disse ele, ressaltando que o consórcio terá uma participação de aproximadamente 1.500 atividades, em 150 países.

Saiba mais em O Globo

Novidades

Secas mais longas podem ameaçar segurança hídrica de Rio e São Paulo, aponta estudo

25/08/2026

A segurança hídrica de milhões de pessoas no Sudeste pode enfrentar novos desafios nas próximas déca...

Prefeitura de SP ainda não regulamentou lei contra plásticos descartáveis

25/08/2026

Seis anos após a aprovação da Lei Municipal nº 17.261/2020, a Oceana, o Instituto de Defesa de Consu...

Vírus letal reduz em 83% população de pererecas em reserva da mata atlântica

25/08/2026

Um patógeno altamente letal está por trás da morte em massa de girinos e do rápido declínio populaci...

Espalhadas pelo ar, partículas de isopor se acumulam em ruas e piscinas de região de Fortaleza

25/08/2026

Uma região da cidade de Fortaleza, no Ceará, passou a conviver com partículas de isopor que se espal...