UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Fenômeno magnético solar causa aurora boreal na Noruega

16/04/2013

Moradores de uma região próxima de Tromso, na Noruega, puderam flagrar o fenômeno da aurora boreal, no momento em que uma nuvem magnética chegava ao planeta, neste sábado.
O espetáculo de cores no céu da região próxima ao polo Norte magnético da Terra é produzido quando partículas carregadas eletricamente vindas do sol chegam à nossa atmosfera. O plasma magnético solar, liberado em um fenômeno chamado de Ejeção de Massa Coronal, forma a aurora esverdeada quando se choca contra o oxigênio terrestre.
A ligação entre as auroras e a atividade solar foram evidenciadas há séculos, mas apenas com a ajuda de sondas e satélites artificiais que cientistas começaram a decifrar os mecanismos físicos que causam o fenômeno.
Os quatro satélites da Agência Espacial Europeia na órbita da Terra têm equipamentos para explorar o ambiente magnético terrestre. Em um estudo mais recente, o quarteto de satélites investigou violentos eventos magnéticos, chamados de subtempestades.
Durante uma subtempestade, a extremidade da magnetosfera terrestre é comprimida e libera poderosas correntes de plasma em direção ao planeta em velocidades que podem alcançar milhares de quilômetros por segundo. Tal violência permite que as partículas se infiltrem na camada mais externa da atmosfera, produzindo as auroras.

Saiba mais em O Globo

Novidades

Cada gol na Libertadores será convertido em plantio de 3 árvores

25/08/2026

Mesmo quem não acompanha o futebol tem um motivo para torcer por muitos gols na Copa Libertadores da...

Declínio de espécies de aves é associado à expansão de energia solar na China, diz estudo

24/08/2026

Uma nova pesquisa encontrou uma associação entre as políticas de expansão de energia solar na China ...

Reuters lança “Monitor do Clima” com dados de qualquer lugar do mundo

25/08/2026

Compreender o que significa os constantes aumentos das temperaturas médias globais e traduzir em inf...

Como derretimento de gelo na Groenlândia faz baleias migrarem para áreas antes inacessíveis

25/08/2026

O gelo marinho tem desaparecido do leste da Groenlândia, permitindo que baleias gigantes aproveitem ...