UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Mudanças climáticas vão encolher habitat de plantas e animais

14/05/2013

O habitat de muitas plantas e animais vai encolher dramaticamente neste século a menos que os governos ajam rapidamente para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, alertaram neste domingo cientistas britânicos, australianos e colombianos depois de estudar 50 mil espécies em todo o mundo.
Plantas, anfíbios e répteis são os mais vulneráveis ao aumento da temperatura global e às mudanças dos padrões de chuva. Cerca de 57% das plantas e 34% das espécies animais devem perder mais da metade da área destinada a eles até o ano 2080 se nada for feito nas usinas, fábricas e com os carros, segundo estudo publicado na revista “Nature Climate Change”.
As mais atingidas seriam as espécies na África subsaariana, na Austrália, na Amazônia e na América Central.
- A mudança climática reduzirá em muito a biodiversidade, mesmo para animais e plantas comuns - explica Rachel Warren, da Universidade de East Anglia, na Inglaterra. Esta queda seria naturalmente sentida pelos seres humanos em serviços como purificação de água e polinização, segundo ela.
Os governos, no entanto, poderiam reduzir a perda de habitat em 60% se as emissões de gases do efeito estufa atingissem um pico em 2016 e então caíssem. Já um pico em 2030 reduziria as perdas em 40%.

Fonte: O Globo

Novidades

Cada gol na Libertadores será convertido em plantio de 3 árvores

25/08/2026

Mesmo quem não acompanha o futebol tem um motivo para torcer por muitos gols na Copa Libertadores da...

Declínio de espécies de aves é associado à expansão de energia solar na China, diz estudo

24/08/2026

Uma nova pesquisa encontrou uma associação entre as políticas de expansão de energia solar na China ...

Reuters lança “Monitor do Clima” com dados de qualquer lugar do mundo

25/08/2026

Compreender o que significa os constantes aumentos das temperaturas médias globais e traduzir em inf...

Como derretimento de gelo na Groenlândia faz baleias migrarem para áreas antes inacessíveis

25/08/2026

O gelo marinho tem desaparecido do leste da Groenlândia, permitindo que baleias gigantes aproveitem ...