
28/05/2013
O professor Jeffrey Edward Richey, da Escola de Oceanografia da Universidade de Washington, dos Estados Unidos, virá mais vezes ao Brasil nos próximos cinco anos e permanecerá no país mais tempo do que estava habituado.
O professor, que estuda o papel dos rios amazônicos no ciclo de carbono desde o final da década de 1970, em colaboração com pesquisadores do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, teve um Projeto Temático aprovado no âmbito do programa São Paulo Excellence Chairs (SPEC), da FAPESP.
Programa-piloto da FAPESP que busca estabelecer colaborações entre instituições do Estado de São Paulo e pesquisadores de alto nível radicados no exterior, o SPEC já aprovou quatro projetos desde que foi instituído, no final de 2012.
A meta do programa é atrair para o país cientistas de renome, a fim de que coordenem projetos temáticos em sua área de atuação em universidades e laboratórios paulistas.
Os pesquisadores seguem vinculados a suas instituições de origem, mas devem permanecer no Brasil 12 semanas por ano ao longo dos cinco anos - ou mais - de duração do projeto, coordenando um grupo de bolsistas da FAPESP, entre pós-doutores, doutores e até alunos de iniciação científica.
Saiba mais no Jornal da Ciência
Cada gol na Libertadores será convertido em plantio de 3 árvores
25/08/2026
Como os ´químicos eternos´ impactam a sustentabilidade
25/08/2026
Boston prevê US$ 10 bilhões para conter inundações
24/08/2026
Declínio de espécies de aves é associado à expansão de energia solar na China, diz estudo
24/08/2026
Reuters lança “Monitor do Clima” com dados de qualquer lugar do mundo
25/08/2026
Como derretimento de gelo na Groenlândia faz baleias migrarem para áreas antes inacessíveis
25/08/2026
