
17/12/2013
O ar ártico que levou temperaturas congelantes ao leste dos Estados Unidos este mês é relativamente ameno em comparação com o recorde de 93 graus Celsius negativos medido na Antártida em agosto de 2010, de acordo com pesquisa divulgada no dia 09/12.
Os cientistas fizeram a descoberta ao analisar 32 anos de temperaturas da superfície global registradas por satélites.
Eles descobriram que um cume no leste da Antártida contém bolsões de ar aprisionado que chegaram a 93 graus negativos em 10 de agosto de 2010, disseram pesquisadores em encontro da União Geofísica Americana, em São Francisco.
O recorde de baixa anterior era de menos 89,2 graus Celsius, registrado em 1983 na estação de pesquisa russa de Vostok, na Antártida Oriental, disse Ted Scambos, cientista chefe do Banco de Dados Nacional de Gelo e Neve dos EUA, no Colorado.
"Nós tínhamos a suspeita de que este cume da Antártida era susceptível a ser extremamente frio, e mais frio do que Vostok, porque é mais alto", disse Scambos em comunicado.
As temperaturas são cerca de 50 graus mais frias do que qualquer registro no Alasca ou na Sibéria.
Fonte: Folha de S. Paulo
Arraia ‘voa’ para fora da água e surpreende banhistas em praia de Niterói; veja vídeo
20/08/2026
MPF dá 30 dias para Cabo Frio limpar Praia Rasa e conter lançamento de esgoto
20/08/2026
Dezenas de jacarés formam ‘muralha’ em praia que surgiu durante seca no Pantanal; VÍDEO
20/08/2026
Brasil tem a 1ª “Área de Patrimônio da Vida Selvagem” terrestre do mundo
20/08/2026
O que diferencia os incêndios florestais do Brasil e os da Europa
20/08/2026
Hesperaloe pode substituir madeira na produção de papel
20/08/2026
