UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Embrapa ensina práticas agroecológicas de produção

18/02/2014

O Núcleo de Pesquisa e Treinamento de Agricultores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promove hoje e amanhã (18 e 19 de fevereiro), em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, um curso que pretende ensinar aos pequenos produtores princípios e práticas agroecológicas em ambientes de montanha.
O objetivo é mostrar que não se produz nas montanhas da mesma forma como em ambientes planos. "É fundamental ampliar a percepção sobre isso", explicou a bióloga Adriana Maria de Aquino, da Embrapa Agrobiologia, uma das coordenadoras do curso.
Ela destacou que a agroecologia é uma ferramenta que trata a unidade produtiva como um todo. Daí a decisão da unidade da Embrapa, sediada no Rio de Janeiro, de trazer os conceitos e princípios da agroecologia "para pensar no redesenho da propriedade como uma paisagem", disse Adriana, "porque aí cada unidade produtiva vai desenvolver a sua forma de fazer agricultura de maneira local".
O importante, segundo a pesquisadora, é saber os princípios que são voltados à ecologia e aos processos naturais. "Por isso, eles têm que ter um olhar local. Esse diálogo com a agricultura é fundamental".
Adriana acredita que a agricultura feita de maneira sustentável pode resultar em produtos com mais oportunidades de mercado para os agricultores locais. A ideia, segundo ela, é trazer uma percepção diferente no processo de produção, para que o produtor tenha um produto diferenciado e alcance também um mercado diferenciado.
A bióloga acrescentou que um produto oriundo de uma prática agroecológica tem hoje, por exemplo, no programa governamental da merenda escolar, um acréscimo considerável na hora de comercializar. "Ele tem um x a mais. Alguns mercados hoje reconhecem como um valor a mais."

Leia a matéria completa no Jornal da Ciência

Novidades

Arraia ‘voa’ para fora da água e surpreende banhistas em praia de Niterói; veja vídeo

20/08/2026

Um salto inesperado chamou a atenção de quem estava no mar em Niterói nesta terça-feira (18). Uma ar...

MPF dá 30 dias para Cabo Frio limpar Praia Rasa e conter lançamento de esgoto

20/08/2026

O Ministério Público Federal (MPF) deu prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Cabo Frio providenc...

Dezenas de jacarés formam ‘muralha’ em praia que surgiu durante seca no Pantanal; VÍDEO

20/08/2026

Dezenas de jacarés formaram um tipo de muralha em uma "praia" do Rio Taquari, formada devido à seca ...

Brasil tem a 1ª “Área de Patrimônio da Vida Selvagem” terrestre do mundo

20/08/2026

A biodiversidade brasileira, famosa no mundo inteiro, acaba de conquistar um reconhecimento inédito:...

O que diferencia os incêndios florestais do Brasil e os da Europa

20/08/2026

Os incêndios florestais que devastaram regiões da Europa, já considerados os maiores da história rec...